Ambos!

Ambos!

sexta-feira, junho 29, 2007

Eles também choram lá dentro?


Foi a pergunta que uma colega do A. lhe colocou quando ele comentou que a Bia tinha soluços dentro da barriga da mãe...
E o A....pois, o A. ficou pensativo sem saber muito bem o que responder...será que eles realmente choram lá dentro? Perguntou-me ele depois...
E eu respondi que não...os bebés só abrem a boca para engolir o líquido amniótico ou para chuchar no dedo. Pensava eu que a explicação mais lógica se encontrava no facto de eles ainda não respirarem...apesar de começarem a treinar o aparelho respitratório ainda dentro da barriga da mãe (o que provoca os referidos soluços), este aparelho só começa a funcionar quando o bebé sai para o exterior e respira a plenos pulmões...soltando, então, o 1º e tão aguardado choro. No entanto, ao pesquisar na net, encontrei uma notícia com o título: "1º choro pode ser no útero materno", que veio deitar por terra esta minha teoria.
E continua a notícia dizendo que: "Cientistas acreditam que o primeiro choro do bebê pode acontecer ainda dentro do útero materno. Com ajuda de imagens de ultra-sonografia gravadas em vídeo, pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, descobriram que um grupo de fetos no primeiro trimestre de gestação apresentou "comportamento de choro" em resposta a sons de baixos decibéis no abdome materno.
Os fetos se demonstraram assustados em resposta ao ruído, seguido de inspirações e expirações profundas, de uma abertura de boca e tremor de queixo típicos de quem vai chorar. O comportamento foi verificado em 11 fetos e começa a partir da 28ª semana de gravidez. As ultra-sonografias e os estímulos sonoros foram feitos como parte de uma pesquisa para verificar os efeitos do hábito materno de fumar e usar cocaína durante a gestação."

E esta eihn...?!?!?

3 comentários:

Carla disse...

Que engraçado! Não fazia ideia!
Quanto aos soluços, a Mariana tem-nos umas 3 vezes por dia. A Elisabete também era muito dada a soluços.

Anónimo disse...

Bem.... eu nasci de parto cesárea e minha mãe conta que pôde-se ouvir meu choro, claramente, na sala de parto, antes mesmo do médico aproximar o bisturi da barriga da minha mãe....

Doido neh.... hehe

Anónimo disse...

uma vez minha mae disse q escutou um choro de bebe bem baixinho vindo dela enquanto ela tomava banho!!! isso sim é loko rsrs