Ambos!

Ambos!

domingo, junho 03, 2007

A ecografia 4D...






Cá está a nossa pequenita...ao vivo e a cores...!
A ecografia acabou por ser a 4D e não 3D como estava previsto...
A diferença entre elas não sei qual é...mas destas para as normais a diferença é monumental...!
Todas as ecografias deviam ser a 3 ou 4D...
Bem, mas começando pelo início...a ecografia esteve para não ser realizada...isto porque a médica tinha um parto de urgência para realizar à hora para a qual a ecografia estava marcada. No entanto, foi possível antecipar...e uffff....lá conseguimos fazer a dita....já estava tão ansiosa e mentalizada que ia ver a pequenita naquele dia que se tal não sucedesse ia ser uma valente desilusão!
Ao contrário do que tinha ouvido dizer, ver o bebé com aquela precisão não impressionou minimamente...não se viam as veias...simplesmente...viam-se os seus contornos numa côr alaranjada...lindooooooo!
A médica era muito simpática e ia explicando tudo ao pormenor.
Confirmou...novamente...que se trata de uma menina...e agora sim...conseguimos ver e perceber o seu "traço distintivo"...
Encontra-se numa situação longitudinal e apresentação cefálica, ou seja, de cabeça para baixo.
A estimativa de peso é de 944 g e encontra-se no percentil 50.
A placenta encontra-se numa localização posterior e o líquido amniótico está normal.
Desta vez, apanhámos, no entanto, um valente susto...a médica perguntou-nos se nada tinha sido detectado na eco morfológica, ao que nós respondemos que não...e de seguida ela diz que estava só a detectar uma coisa....(o sangue gelou-se nas nossas veias...! Passou-me logo pela cabeça a existência de uma má formação...) e continuou dizendo que o estômago dela estava um pouco dilatado e que tal poderia ser um sintoma de "estenose do piloro". Trata-se de um pequeno estrangulamento no final do estômago que conduz à entrada do intestino. Muitas vezes tal não é detectado antes do nascimento, sendo que depois de estar em casa o bebé começa a ter problemas com a alimentação, a vomitar o leite e a perder peso.
No entanto, não há, por enquanto, qualquer certeza sobre tal diagnóstico, sendo apenas uma suspeita que terá de ser reavaliada na próxima eco. Com a nossa preocupação estampada no rosto perguntámos à médica se esse problema era grave, ao que ela respondeu que não era e que o problema era solucionado com uma simples intervenção cirurgica após o nascimento.
Enfim, a ver vamos...pode ser que não se venha a confirmar esta suspeita!
Ao início estava com as mãos na cara...até parecia que estava a rezar...
A médica começou a bater na barriga para ver se ela tirava as mãos, até que tal sucedeu...
E tinha também as pernas ao pé da cabeça...que grande contorcionista...
Estava bastante calminha...não deu nenhuma pirueta e portanto vimo-la sempre de perfil.
Tirando este pequeno grande susto, foi maravilhoso ver a nossa Bia com tanta precisão...ver as suas feições...vale mesmo a pena!
É uma recordação que vai ficar para o resto da vida...e vai ser giro daqui a uns tempos ver a reacção dela ao ver-se dentro da barriga da mamã!

6 comentários:

Alexandra disse...

Lindíssimas as "fotografias". Vais ver que isso do intestino não vai dar em nada e a Bia vai nascer toda saudável!! Obrigada por mostrares as fotos!

Sónia e MI disse...

Tão linda :)))
Vais ver que tudo vai correr bem !

Mãe das Marias disse...

Que fotos espectaculares! Muitos parabéns! E vais ver que quando ela nascer vai estar tudo ok!

Beijocas.

Carla disse...

Que linda!!!
Hoje é dia de novidades 4D! Eu também postei fotos da minha bebé!
Quanto ao suposto problema, tenta não pensar nisso agora (sei que é fácil falar). Hoje em dia, e mesmo que haja um problema, tudo se resolve com facilidade.
Um beijinho muito grande e mais uma vez, tens uma filhota linda aí dentro! :-D

Anónimo disse...

Olá Ana

Eu também estou grávida de 33 semanas, e na última eco (4 D), que foi realizada às 31 semanas também se detectou uma dilatação nos bacinetes ( qq coisa existente no aparelho urinário), claro que fiquei muito preocupada, apesar da médica me ter dito logo que não tinha significado patológico, mas que era preciso fazer uma nova avaliação às 36 semanas.
Aguardei pela consulta da médica (que me acompanha desde o início da gravidez), e ela conseguiu-me deixar mais tranquila, explicando-me que estas eco atingem um grão de precisão muito grande, não detectável na maior parte dos casos com outras eco grafias, explicou-me que muito provavelmente não era nada, mesmo que fosse era resolúvel.

Espero ter te deixado mais tranquila.

Ritinha disse...

Ola gostava se saber como correu tudo com a dia menina? Eu fiz a eco morfologica e deu também que a minha menina tinha o estomago dilatado! A medica disse exactamente o que disse a si! Apesar de nos tranquilizarem é sempre difícil ficar calma. Bjs e obrigada.