Ambos!

Ambos!

segunda-feira, junho 25, 2007

Criopreservação de células estaminais


A notícia do 1º caso de transplante de células estaminais realizada em Portugal, e com sucesso, só veio sedimentar a decisão que já havíamos tomado de criopreservar as células do cordão umbilical da nossa pequenita.
Já tinha lido sobre o assunto, e inclusive já tinha consultado na internet as condições (muito idênticas) das 3 empresas que em Portugal prestam este serviço. São elas, a Crioestaminal, a Bioteca e a Bébévida.
Estas células têm a capacidade de se auto-renovarem e curar doenças como tumores, deficiências imunológicas e doenças genéticas, não só do próprio bebé, mas também de um seu familiar caso seja compatível (entre irmãos apenas 25% de possibilidade de compatibilidade). É um facto que apenas 1 em 20 mil casos de pessoas que recorrem a este serviço, necessitam, mais tarde, de as utilizar...mas ainda bem que assim é! Já ouvi a opinião de um médico que não vê qualquer vantagem na utilização deste serviço...segundo ele, a possibilidade de se vir a necessitar das células é tão reduzida que mais vale guardar o dinheiro e investi-lo...
Mas então e se o nosso filho é o tal caso em 20 mil? Já terá valido a pena este "seguro de vida"...e será que me ia perdoar por ter tido essa possibilidade e não o ter feito? Outra questão que se levanta é o facto de nem toda a gente ter capacidade financeira para pagar os valores que as empresas pedem...realmente é muito caro...e é pena que os seguros de saúde não comparticipem a priori um serviço que pode no futuro vir a sair bastante mais caro (algumas têm apenas desconto de 5%)...e quem diz as seguradoras diz o próprio estado!
Tomada a decisão resta agora decidir por uma das empresas...os valores são idênticos, os descontos também...sendo que os prazos disponíveis para criopreservação são mais elevados na Bioteca e Bebevida (até 25 anos). Pelo que sei todas elas têm prestado um bom serviço, sendo que a Crioestaminal foi aquela que realizou o único transplante a ter lugar em Portugal.
Caso já tenham aderido a este serviço, qual é a vossa opinião? Qual será a melhor empresa para o prestar?
(Nota: Afinal ainda há mais duas empresas: Cytothera e Cryo-Save)

5 comentários:

Ana Cláudia disse...

Nós optámos pela Cytothera. Foi o que a minha obstetra me aconselhou e fiquei bastante satisfeita com o atendimento prestado.
Desculpa se ainda te fui aumentar a confusão com o nome de mais uma empresa!
Beijocas :)

Mãe das Marias disse...

Nós optamos pela bebévida. Sem nenhuma razão em especial, simplesmente porque tinha a opção dos 25 anos.

Beijocas :)

Raquel disse...

Ainda no outro dia, quando ouvimos essa mesma reportagem sobre esse bebé falávamos, eu e o meu marido.

Pena que nem todos tenham direito à vida...porque caso venham a precisar é mesmo da vida que se trata.
Eu não fiz isso para nenhum dos meus filhos, porque infelizmente não tenho 1200 euros, neste caso 2400 no espaço de menos de 2 anos, para dar assim...

Se um dia tiver a infelicidade de necessitar de células estaminais compatíveis, caso não haja ninguém na família que possa ajudar terão de esperar por um qq dador do mundo. E sabemos bem o tempo q isso pode demorar...

É pena.

Mas no nosso país é assim.

Sobrevivência selectiva.

Mesmo em relação às vacinas da meningite isso acontece. Nem todas as famílias têm 74 euros para dar de 3 em 3 meses, por 3 doses da vacina. Num total de 222 euros.

Ainda bem que podes. Aproveita. Sinto-me é triste por nem todos neste país terem as mesmas oportunidades.

Para mim a saúde devia ser grátis.

Beijingos

P disse...

O meu menino tem quase três anos ... Na altura em que nasceu a unica empresa em Portugal a fazer a criopreservação das celulas era a Crioestaminal, pelo que não pude escolher! No entanto fiquei bastante satisfeita. É bastante dispendioso mas tal como tu, não me perdoaria se não fizesse este "seguro", tendo possibilidades para isso. A Crioestaminal parece-me ser uma empresa bastante credível e profissional. Continuam-me a enviar correspondência até hoje, seja pelo aniversário do Rafael ou para nossa informação, de casos de sucesso (como foi o primeiro transplante de sucesso, já o sabia antes de dar na tv), e outras novidades, ... Sei que agora fazem descontos!
Qq que seja a tua escolha, será uma boa escolha concerteza!
Beijocas

Anónimo disse...

pois no meu caso a minha doaçao foi recusada no publico Lusocord pelo facto de eu ter hipotiroidismo severo,mas no privado pagando ja n havia qq problema , por isso privados nem ve los pq aceitam tudo desde q pague