Ambos!

Ambos!

quinta-feira, junho 21, 2007

Acidentes e mais acidentes...ai,ai,ai...



No sábado passado estivemos novamente na loja Prénatal para mais um dos seus encontros, desta feita sobre prevenção de acidentes infantis...e saímos de lá cheínhos de medo...
Cheínhos de medo é como quem diz...mais conscientes dos inúmeros acidentes que podem ocorrer e para os quais não estamos preparados para lidar...
Eles são desde as queimaduras mais simples (de 1º grau), às mais graves (de 3º grau)...cada uma tem o seu tipo de intervenção....mas como distingui-las...? Os envenenamentos...ficámos a saber que existe um centro de informação anti-venenos para o qual se pode ligar directamente (808250143), ou então, entramos em contacto com eles através do 112. As picadas e mordeduras; as lesões na cabeça...que podem não parecer nada, mas podem vir a agravar-se; as convulsões, insolações, desidratações, fracturas, hemorragias, exposições a frio intenso, lesões oculares, sufocação e emergências respiratórias....uffffff.....
Foi feita uma pequena explicação de como actuar em cada um dos casos...ou como não actuar, pois existem casos que têm de ser resolvidos por profissionais...
Fomos, igualmente alertados para os perigos que que se encontram escondidos pela casa...desde a cozinha, sala, quarto, casa de banho...enfim, algumas coisas óbvias e outras que nem nos passvam pela cabeça! Por fim, foi-nos facultado um guia da prénatal intitulado "Segurança para o seu filho", que eu ainda não li mas que me parece muito completo. Ainda na "ressaca" do encontro, e por mero acaso, encontrámos um livrinho que eu recomendo vivamente: "Primeiros socorros para pais", da Porto editora, e que não é mais do que um sumário de todas aqueles acidentes de que falei, apontando diversas medidas preventivas, indicando igualmente o que fazer em caso de estas ocorrerem. É um livro que serve para ter sempre à mão...além da caixa dos 1ºs socorros!
Mas enfim, o principal ensinamento que retirei do encontro foi que os acidentes, ou incidentes com os nossos filhos serão inflizmente inevitáteis...pelo menos os menos graves...qual foi o bebé que nunca caiu e esfolou o joelho? Cabe-nos, no entanto, tentar minimizá-los, e estar minimamente preparados para actuar correctamente! E eu que sou tão mariquinhas e impressionável...no outro dia, na casa de repouso onde se encontra a minha avó, uma Sra. caiu das escadas....toda a gente foi a correr para ver e amparar a Sra.....pois eu fiquei estática....não queria nem conseguia ver...a Sra. devia estar toda partida....só depois de se constatar que não tinha sido assim tão grave é que eu consegui espreitar...
Quando era pequena, o acidente mais grave que sofri foi entalar o dedo no elevador...o que vale é que já não me lembro bem...conclusão, tiveram de me arrancar o que restava da unha a sangue frio...e sangue frio foi o que o meu pai não teve que ia desmaiando nessa altura...olha o que me espera...e pronto, lá fiquei sem unha no dedo, mas podia ter sido bem pior...! De resto, apenas me cortei aqui e ali, mas nunca parti nada, nem a cabeça como é tão usual acontecer aos miúdos. Mas enfim...o que é que não fazemos pelos nossos filhos? Tudo...! Até superar os nossos medos!

Sem comentários: