Ambos!

Ambos!

quinta-feira, junho 28, 2007

2ª aula de preparação para o parto...


Na 2ª aula de pp falou-se sobre sinais de parto...saber distingui-los e como agir...
Ficámos então a saber que o sinal mais comum são as contracções (a barriga endurece, sente-se uma moínha parecida com a da mestruação e cada uma durará cerca de 30 segundos)...quando estas surgirem teremos de contar a sua frequência e só ir para o hospital quando estiverem regulares, de 5 em 5 minutos. Não vale a pena ir logo porque as contrações podem começar dias antes do bebé nascer e a dilatação também demora o seu tempo até chegar aos 10 cms!!! A fase inicial do parto deve, assim, decorrer em casa.
Outro sinal...rebentam as águas...neste caso ir logo para o hospital. Como distinguir o líquido amniótico por ex. da urina ou do corrimento, caso ocorra apenas uma pequena perda? O líquido é incolor e inodoro. Caso saia o rolhão mucoso (pasta que fecha o colo do útero e proteje o bebé do exterior e que consiste numa pasta com laivos de sangue vivo) não é necessário ir logo para o hospital já que ele pode sair dias antes do bebé nascer. Se ocorrerem hemorragias, ir logo para o hospital.
Também falámos sobre o tipo de sutiã a levar para a maternidade...deve ser um tamanho ou copa acima do nosso já que o seu volume aumenta com a subida do leite. Ah, e algo que nunca tinha ouvido falar...a mulher não deve usar soutien com armação...ao longo do dia o peito vai batendo na armação, o que pode contribuir para o surgimento do cancro da mama.
O ideal é que o bebé não nasça antes das 38 semanas, sendo que tal pode ocorrer 15 dias antes das 40 semanas e até 15 dias depois...é uma lotaria...impossível de prever!

2 comentários:

Gaiatas disse...

Estas aulinhas são sempre b0as para a pequena h0rinha.. só é pena, que na h0ra H parece que tudo se varre!

Anónimo disse...

:) ainda só tive uma, mas gostei muito!! :)

mariana