Ambos!

Ambos!

domingo, julho 01, 2007

Avós...toca a fazer subir a ervilhinha....

Pois é...parece que não são só as grávidas que devem exercitar o períneo...!
Um dos exercícios que aprendemos nas aulas de pp visa a preparação do períneo para o parto. O períneo é a parte anatómica que inclui os músculos e a pele situados no espaço que está entre o ânus e a vagina. Ora, durante o parto, e devido ao esforço a que esta parte do corpo está sujeita, é frequente ocorrerem rasgões (caso não seja efectuado um corte - episiotomia). Diversos estudos têm vindo a demonstrar que o exercício e massagem do períneo nas últimas semanas de gravidez podem reduzir as lacerações durante o parto.
A nossa fisioterapeuta ensinou-nos, então, a exercitar o dito períneo...e fê-lo de uma forma digamos....original...imaginem uma sala com meia dúzia de grávidas e alguns dos respectivos maridos...também eles com ordem para realizar o exercício....e agora...parafraseando a Dra., imaginem que têm uma ervilhinha no ânus (vá lá...apenas uma ervilhinha...) e agora puxem-na para cima...puxeeem...até ao 1º andar, 2º, 3º, 4º, 5º...e agora agueeeentem....e finalmente soooooltem....(cena linda de ver...)
E pronto, agora é repetir várias vezes ao dia...
Para os pais não terá grande utilidade, a não ser que seja com o intuito de acompanhar e incentivar as mulheres, mas para as avós, para essas sim, poderá ser de extrema utilidade, já que segundo ela, as duas alturas em que o períneo pode dar problemas são a gravidez e a menopausa (por ex. problemas de incontinência).
Sendo assim vóvós, toca a fazer subir a ervilhinha....!!!

Sem comentários: