Ambos!

Ambos!

sexta-feira, junho 29, 2007

Eles também choram lá dentro?


Foi a pergunta que uma colega do A. lhe colocou quando ele comentou que a Bia tinha soluços dentro da barriga da mãe...
E o A....pois, o A. ficou pensativo sem saber muito bem o que responder...será que eles realmente choram lá dentro? Perguntou-me ele depois...
E eu respondi que não...os bebés só abrem a boca para engolir o líquido amniótico ou para chuchar no dedo. Pensava eu que a explicação mais lógica se encontrava no facto de eles ainda não respirarem...apesar de começarem a treinar o aparelho respitratório ainda dentro da barriga da mãe (o que provoca os referidos soluços), este aparelho só começa a funcionar quando o bebé sai para o exterior e respira a plenos pulmões...soltando, então, o 1º e tão aguardado choro. No entanto, ao pesquisar na net, encontrei uma notícia com o título: "1º choro pode ser no útero materno", que veio deitar por terra esta minha teoria.
E continua a notícia dizendo que: "Cientistas acreditam que o primeiro choro do bebê pode acontecer ainda dentro do útero materno. Com ajuda de imagens de ultra-sonografia gravadas em vídeo, pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, descobriram que um grupo de fetos no primeiro trimestre de gestação apresentou "comportamento de choro" em resposta a sons de baixos decibéis no abdome materno.
Os fetos se demonstraram assustados em resposta ao ruído, seguido de inspirações e expirações profundas, de uma abertura de boca e tremor de queixo típicos de quem vai chorar. O comportamento foi verificado em 11 fetos e começa a partir da 28ª semana de gravidez. As ultra-sonografias e os estímulos sonoros foram feitos como parte de uma pesquisa para verificar os efeitos do hábito materno de fumar e usar cocaína durante a gestação."

E esta eihn...?!?!?

quinta-feira, junho 28, 2007

1ª contracção...?

Tendo em conta os sintomas característicos das contracções, acho que acabei de sentir uma pela 1ª vez...
A barriga ficou dura...mas não senti qualquer tipo de dor...isto, durante uns segundos e depois passou! Ainda fiquei na dúvida se seria a pequenita a esticar-se, mas não, quando passou a barriga ficou mais maleável.
Parece que por esta altura é normal sentir uma ou outra contracção, pois o útero já começa a praticar para o parto. Só é procupante se forem sentidas meia dúzia ou mais por dia.
Praticamente todas as minhas coleguinhas de aulas de pp já sentem contracções e eu era a única que ainda não as tinha sentido...pois bem...parece que uma já cá canta...

Contagem decrescente...

25 Ana & bebé Beatriz

E não é que já estamos em 25º lugar no babyboom?

Para evitar as infecções urinárias...


que são muito inconvenientes durante a gravidez...devemos beber sumo de mirtilo...!
O mirtilo actua, igualmente, em casos de diarreias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.
Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético etc.
Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao mau colesterol.
Já tenho uma garrafinha no meu frigorífico...

2ª aula de preparação para o parto...


Na 2ª aula de pp falou-se sobre sinais de parto...saber distingui-los e como agir...
Ficámos então a saber que o sinal mais comum são as contracções (a barriga endurece, sente-se uma moínha parecida com a da mestruação e cada uma durará cerca de 30 segundos)...quando estas surgirem teremos de contar a sua frequência e só ir para o hospital quando estiverem regulares, de 5 em 5 minutos. Não vale a pena ir logo porque as contrações podem começar dias antes do bebé nascer e a dilatação também demora o seu tempo até chegar aos 10 cms!!! A fase inicial do parto deve, assim, decorrer em casa.
Outro sinal...rebentam as águas...neste caso ir logo para o hospital. Como distinguir o líquido amniótico por ex. da urina ou do corrimento, caso ocorra apenas uma pequena perda? O líquido é incolor e inodoro. Caso saia o rolhão mucoso (pasta que fecha o colo do útero e proteje o bebé do exterior e que consiste numa pasta com laivos de sangue vivo) não é necessário ir logo para o hospital já que ele pode sair dias antes do bebé nascer. Se ocorrerem hemorragias, ir logo para o hospital.
Também falámos sobre o tipo de sutiã a levar para a maternidade...deve ser um tamanho ou copa acima do nosso já que o seu volume aumenta com a subida do leite. Ah, e algo que nunca tinha ouvido falar...a mulher não deve usar soutien com armação...ao longo do dia o peito vai batendo na armação, o que pode contribuir para o surgimento do cancro da mama.
O ideal é que o bebé não nasça antes das 38 semanas, sendo que tal pode ocorrer 15 dias antes das 40 semanas e até 15 dias depois...é uma lotaria...impossível de prever!

terça-feira, junho 26, 2007

Não resisti...


e esta vai ser uma das primeiras fatiotas da minha linda...!

Prendinhas made in Rússia...



E da viagem que fizeram pela Rússia (linda por sinal.....ai que inveja...!) os avós paternos trouxeram umas prendinhas para a netinha feijoquinha...
Uma caixa de música liiiinda...toda feita à mão com madeira Russa e que solta uma bela melodia de bebé! Uma matrioska que rebola, rebola e fica sempre em pé, e que faz um barulhinho de um gizo...e ainda uma matrioska gato, ou seja, um gato três em um que se vai abrindo e retirando os outros do seu interior...
E para vestir trouxeram um colete típico muito quentinho que ela vai poder vestir...digamos...daqui a uns aninhos porque ainda é grandote.
Obrigada vovós, gostei muito!!!

segunda-feira, junho 25, 2007

Então, já está quase....???


É a pergunta recorrente nos últimos tempos...
E eu respondo...faltam 2 meses...
Pois, parece que está a ficar grandota!
Calculo o que me vão perguntar daqui a um mês....então, já passou do tempo???

Criopreservação de células estaminais


A notícia do 1º caso de transplante de células estaminais realizada em Portugal, e com sucesso, só veio sedimentar a decisão que já havíamos tomado de criopreservar as células do cordão umbilical da nossa pequenita.
Já tinha lido sobre o assunto, e inclusive já tinha consultado na internet as condições (muito idênticas) das 3 empresas que em Portugal prestam este serviço. São elas, a Crioestaminal, a Bioteca e a Bébévida.
Estas células têm a capacidade de se auto-renovarem e curar doenças como tumores, deficiências imunológicas e doenças genéticas, não só do próprio bebé, mas também de um seu familiar caso seja compatível (entre irmãos apenas 25% de possibilidade de compatibilidade). É um facto que apenas 1 em 20 mil casos de pessoas que recorrem a este serviço, necessitam, mais tarde, de as utilizar...mas ainda bem que assim é! Já ouvi a opinião de um médico que não vê qualquer vantagem na utilização deste serviço...segundo ele, a possibilidade de se vir a necessitar das células é tão reduzida que mais vale guardar o dinheiro e investi-lo...
Mas então e se o nosso filho é o tal caso em 20 mil? Já terá valido a pena este "seguro de vida"...e será que me ia perdoar por ter tido essa possibilidade e não o ter feito? Outra questão que se levanta é o facto de nem toda a gente ter capacidade financeira para pagar os valores que as empresas pedem...realmente é muito caro...e é pena que os seguros de saúde não comparticipem a priori um serviço que pode no futuro vir a sair bastante mais caro (algumas têm apenas desconto de 5%)...e quem diz as seguradoras diz o próprio estado!
Tomada a decisão resta agora decidir por uma das empresas...os valores são idênticos, os descontos também...sendo que os prazos disponíveis para criopreservação são mais elevados na Bioteca e Bebevida (até 25 anos). Pelo que sei todas elas têm prestado um bom serviço, sendo que a Crioestaminal foi aquela que realizou o único transplante a ter lugar em Portugal.
Caso já tenham aderido a este serviço, qual é a vossa opinião? Qual será a melhor empresa para o prestar?
(Nota: Afinal ainda há mais duas empresas: Cytothera e Cryo-Save)

Bikini...


Ena, ena...finalmente já tenho fatiota para ir à praia ou à piscina...
Pronto S. Pedro, agora já podes "soltar" o bom tempo...
Quem me dera voltar a esta...adivinham qual é...?
Maldivas...ai que saudades.......

domingo, junho 24, 2007

Últimos encontros Prénatal


Este fim-de-semana estivemos nos últimos 2 encontros da Prénatal. Um deles sobre massagem infantil e o outro sobre os cuidados que a mãe deve ter com o corpo, amamentação e a preparação da mala para a maternidade.
O 1º foi muito confuso...juntaram muita gente na mesma loja e as pessoas que estavam mais atrás mal viam e ouviam a Sra. que estava a falar. Foi feita uma abordagem histórica ao tema, seguiu-se uma exposição sobre os benefícios da massagem, não só no bebé, mas também na criança, adulto e até idoso, e sobre a massagem propriamente dita não se aprendeu nada...assistimos apenas a meia dúzia de imagens. Fiquei, no entanto, curiosa para aprender mais sobre o tema e até mesmo a frequentar um curso quando a Bia nascer (é possível a partir das 3 semanas), tendo em conta todos os alegados benefícios para o seu bem estar.
O 2º encontro - maternal e amamentação foi muito interessante, não tanto para aprender algumas dicas sobre os cuidados a ter com o corpo (mal seria de mim que nesta fase não soubesse já sobre esse tema), mas sobre a amamentação, que ainda li muito pouco, e sobre o que levar na mala da maternidade. Não é que eu não tivesse uma ideia sobre os artigos a colocar na mala, tinha, no entanto, dúvidas sobre que tipo de roupas de bebé colocar, tendo em conta que ela vai nascer...em princípio...no final de Agosto. Fiquei a saber que, mesmo nascendo no verão, o bebé deve usar manga comprida, pelo menos durante a 1ª semana de vida e até ter regulado a sua temperatura corporal.
Sendo assim, depois de ter assistido aos encontros da Prénatal, só posso dizer que todos eles foram interessantes e que retirei sempre algum ensinamento. É obvio que por detrás destes encontros se encontram, também, motivações comerciais...mas de qualquer maneira, tudo o que for feito para fazer chegar informação útil ao comum do cidadão, que até pode não ter meios para obter essa mesma informação por outras vias, é de louvar, ainda para mais tratando-se de entidades privadas...!

quinta-feira, junho 21, 2007

30 semanas é = a 7 meses e = a Verão...


E no dia em que completamos 30 semanas de gravidez, chega a tão ansiada estação do ano...o verão! Chega, ou pelo menos devia chegar, não é assim, S. Pedro...???
Isto significa que faltam apenas 2 meses, 2 belos meses de verão para termos a nossa pançudita nos braços...ouviste A.? 2 meses....
Agora é a altura em que ele entra em pânico...mas daqui a pouco já passa...
Às 30 semanas de gravidez, 7 meses, o bebé:
Mede cerca de 27 cm da coroa à anca e pesa cerca de 1,360 kg (isto é uma média porque uma grávida da minha aula de preparação para o parto que está com apenas mais uma semana que eu, o bebé dela já pesa 3 kg e tal...).A lanugem ( a cobertura primitiva de pêlo) do bebé está a desaparecer. Os poucos tufos dispersos que restam no momento do parto irão desaparecer nas semanas seguintes. O cabelo está mais espesso, as pálpebras abrem e fecham e as unhas dos dedos dos pés estão a crescer. A medula óssea tomou a seu cargo a tarefa de produzir glóbulos brancos a partir do fígado. O esqueleto está a endurecer ainda mais e o cérebro, os músculos e os pulmões continuam a amadurecer. Muitos bebés adoptam a posição de cabeça para baixo no útero nesta altura, que é a posição mais directa para o parto.

Acidentes e mais acidentes...ai,ai,ai...



No sábado passado estivemos novamente na loja Prénatal para mais um dos seus encontros, desta feita sobre prevenção de acidentes infantis...e saímos de lá cheínhos de medo...
Cheínhos de medo é como quem diz...mais conscientes dos inúmeros acidentes que podem ocorrer e para os quais não estamos preparados para lidar...
Eles são desde as queimaduras mais simples (de 1º grau), às mais graves (de 3º grau)...cada uma tem o seu tipo de intervenção....mas como distingui-las...? Os envenenamentos...ficámos a saber que existe um centro de informação anti-venenos para o qual se pode ligar directamente (808250143), ou então, entramos em contacto com eles através do 112. As picadas e mordeduras; as lesões na cabeça...que podem não parecer nada, mas podem vir a agravar-se; as convulsões, insolações, desidratações, fracturas, hemorragias, exposições a frio intenso, lesões oculares, sufocação e emergências respiratórias....uffffff.....
Foi feita uma pequena explicação de como actuar em cada um dos casos...ou como não actuar, pois existem casos que têm de ser resolvidos por profissionais...
Fomos, igualmente alertados para os perigos que que se encontram escondidos pela casa...desde a cozinha, sala, quarto, casa de banho...enfim, algumas coisas óbvias e outras que nem nos passvam pela cabeça! Por fim, foi-nos facultado um guia da prénatal intitulado "Segurança para o seu filho", que eu ainda não li mas que me parece muito completo. Ainda na "ressaca" do encontro, e por mero acaso, encontrámos um livrinho que eu recomendo vivamente: "Primeiros socorros para pais", da Porto editora, e que não é mais do que um sumário de todas aqueles acidentes de que falei, apontando diversas medidas preventivas, indicando igualmente o que fazer em caso de estas ocorrerem. É um livro que serve para ter sempre à mão...além da caixa dos 1ºs socorros!
Mas enfim, o principal ensinamento que retirei do encontro foi que os acidentes, ou incidentes com os nossos filhos serão inflizmente inevitáteis...pelo menos os menos graves...qual foi o bebé que nunca caiu e esfolou o joelho? Cabe-nos, no entanto, tentar minimizá-los, e estar minimamente preparados para actuar correctamente! E eu que sou tão mariquinhas e impressionável...no outro dia, na casa de repouso onde se encontra a minha avó, uma Sra. caiu das escadas....toda a gente foi a correr para ver e amparar a Sra.....pois eu fiquei estática....não queria nem conseguia ver...a Sra. devia estar toda partida....só depois de se constatar que não tinha sido assim tão grave é que eu consegui espreitar...
Quando era pequena, o acidente mais grave que sofri foi entalar o dedo no elevador...o que vale é que já não me lembro bem...conclusão, tiveram de me arrancar o que restava da unha a sangue frio...e sangue frio foi o que o meu pai não teve que ia desmaiando nessa altura...olha o que me espera...e pronto, lá fiquei sem unha no dedo, mas podia ter sido bem pior...! De resto, apenas me cortei aqui e ali, mas nunca parti nada, nem a cabeça como é tão usual acontecer aos miúdos. Mas enfim...o que é que não fazemos pelos nossos filhos? Tudo...! Até superar os nossos medos!

quarta-feira, junho 20, 2007

E a 1ª aula de preparação para o parto...



foi muito interessante!
A partir de agora, e todas as 4ªs feiras até ao fim da gravidez, teremos uma aula de preparação para o parto no Hospital Egas Moniz. E depois teremos aulas de pós-parto.
O A. também conseguiu estar presente, e esta foi essencialmente uma aula de apresentação. A Fisiosterapeuta é muito simpática, e além de nos colocar logo à vontade e fazer perguntas a cada grávida sobre a evolução da respectiva gravidez, também deu algumas dicas sobre alguns exercícios que podemos e devemos ir fazendo todos os dias, tais como:
Exercitar o músculo do períneo várias vezes ao dia; como evitar as tão incómodas cãibras (espreguiçar de manhã na cama, esticando os dedos dos pés para cima e não para baixo); encolher a barriga, de forma a exercitar os respectivos músculos; colocar as mãos nas ancas e puxar as costas para trás (alivia as costas e ajuda a compensar o peso da barriga) e ainda, esticar os braços para cima, estando de pé....
Tudo isto ficou-nos encomendado como TPC....e agora é aguardar ansiosamente pela próxima 4ª feira...
(Nota: Telefone directo para obter informações sobre as aulas pp: 213650372)

São servidos...?


E não é que à 4ª foi de vez...?!?!?
E o A. lá conseguiu ter pãozinho fresquinho pela manhã...
Até que não ficou mau...um pouco insonso, o que já era de esperar...mas com uma textura muito boa...ficou fofinho, parecia pão de forma.
A partir de agora posso dar o "grito do epiranga" e deixar...quer dizer, pelo menos diminuir as visitas às tão abusadoras padarias dos arredores...

terça-feira, junho 19, 2007

Mais soluços...

Tadinha da minha feijoquinha...tem tido soluços quase todos os dias...e hoje já vai na 2ª leva...
O pai bem tentou ajudar com um leve "Buuuuuuu...!" na barriga... !
O que vale é que não duram muito tempo!

Desilusão...

Acham normal que os pais de um recém-nascido, supostamente nossos amigos, no dia em que este nasceu e que o fomos visitar ao hospital, se virem para nós depois de a avó me ter perguntado se eu queria pegar nele, e eu ter assentido, digam com ar de desprezo: "eu não gosto de pegar nos bebés dos outros...não sei como é que os pais gostam de lhes pegar..." e "isto é como aquele ditado que diz, mulher e carro não se emprestam...os bebés também não!"
?!?!?!?!?!?!
Quer isto dizer que também não gostam que peguem no bebé deles?!?! Ou que eu mais concretamente pegue nele?!?!?
Os únicos sentimentos que me inundaram foram desilusão e tristeza...

Será que à 4ª é de vez...?!?!?


Hoje, e pela 4ª vez, vou tentar fazer pão em casa...
Tenho a máquina desde o natal e por três vezes quase tive pão na mesa...
Pois...não consigo acertar na receita! As que vêm com a máquina não me agradam, incluem leite em pó, manteigas, óleos, e outros produtos...ora, eu quero fazer pão...com farinha, água, fermento e sal...não tenho é acertado nas quantidades! O primeiro levou água a menos...ficou tipo pedra! O segundo nem percebi o que correu mal...tinha um sabor horrível (coitadinho do A., a pensar que tinha pão fresquinho pela manhã...) e o último levou farinha e fermento a mais (receita que uma tia me deu), pelo que, transbordou e queimou a massa que ficou de fora! Hoje...e quase a desistir...vou, de novo, fazer a receita da minha tia...com metade dos ingredientes! A ver vamos o que vai sair dali....A., começa a rezar...será desta que tens pãozinho fresquinho pela manhã...?!?!?

Prémio...



E não é que fui premiada pela mamã da Tiz com esta bela tomatada...?!?! Fico muito lisongeada!

Por aquilo que entendi, os motivos que levam à atribuição deste prémio são os mais váriados. Era suposto agora eu atribuir o prémio a 5 blogs. No entanto, todos os blogs que eu sigo, por um motivo ou outro são merecedores deste prémio...uns até já o receberam, outros ainda não. Sendo assim, tomei a decisão de atribui-lo apenas a dois blogs. Um deles que já acompanho há quase um ano e que me fez entrar para este mundo dos blogs e mais precisamente dos baby blogs. Foi a sua autora que tomou a iniciativa de unir em torno de uma causa maior como é a de ter um filho, tantas e tantas mulheres e homens, criando assim uma verdadeira família, a do babyblogs. A isto acresce o facto de também ela lutar por esse sonho, o que só lhe confere mais valor e coragem! O outro prémio vai para um blog criado recentemente, o babyboom, pela coragem que a sua autora demonstrou em criar um conceito novo, dinâmico e criativo, uma vez mais em torno da maternidade, paternidade, mas principalmente das crianças e seu bem-estar. Este mais à laia de incentivo!

domingo, junho 17, 2007

Cá está o resultado final...





Do quarto da minha pançudita...!
Acho que ficou bonito. Como diz a minha mãe, quando se entra vê-se logo que é um quarto de bebé...as cores são sugestivas...
As hipóteses de cores e disposições eram mais que muitas...e para mim era complicado visualizar o resultado final...mas uma coisa era certa...tinha de ter côr, ou melhor, várias cores...! Optámos pelo azul e pelo rosa...dois tons mais escuros e dois tons mais claros, cada um na sua parede...e eu não podia ter gostado mais do resultado final...! O quarto parece mais pequeno, mas ficou mais quente e com vida! Resta agradecer a ajuda preciosa do avô paterno que já tem alguma experiência nestas lides e que juntamente com o papá da Bia (principiante mas aluno muito atento...) fizeram um excelente trabalho! Agora minha pançudita...espero que tenhas gostado e não queiras mudar a decoração nos próximos tempos...

Às 29 semanas....


O bebé mede cerca de 26 cm da coroa à anca e pesa cerca de 1,250 kg.
O bebé continua a engordar, enquanto o cérebro e os órgãos continuam a crescer. Não deve ter muito espaço agora, pelo que não pode exibir as suas habilidades acrobáticas, mas continua a conseguir esticar-se e dar pontapés. O cérebro do bebé está a crescer tão rapidamente que os ossos moles do crâneo estão a ser pressionados para fora e a cabeça está agora proporcional ao resto do corpo. O cérebro é capaz de controlar a respiração e a temperatura do corpo. Os olhos podem mover-se nas órbitas e o bebé está a tornar-se mais sensível à luz, ao som, ao paladar e ao olfato. Através da parede uterina , consegue distinguir a diferença entre a luz do sol e a luz artificial.

1307...






Foi o nº de grávidas que estiveram presente no evento "Barrigas de Amor" que ocorreu no parque dos poetas em Oeiras...e foi o nº com o qual foi batido o recorde do guiness. S. Pedro esteve com as grávidas, já que cairam apenas umas pinguinhas e depois fez sol o resto do tempo. Confesso, no entanto, que fiquei um pouco desiludida com a oferta de marcas e serviços que estavam presentes no local...pensei que era maior. Mas também não me posso esqueçer do tipo de evento que se tratava...não era nenhuma FIL sobre maternidade, mas apenas um evento destinado a reunir o maior nº de grávidas para bater um record mundial, e ao qual estavam associadas algumas marcas! De resto, foi interessante estar rodeada de tantas grávidas...nunca tinha visto tantas grávidas por m2...! Ah.... e tivemos que gramar com duas músicas do Toy...

sexta-feira, junho 15, 2007

Curso de preparação para o parto


Ena, ena...ligaram do hospital a dizer que o curso de preparação para o parto vai começar na próxima 4ª feira...! Finalmente...já andava ansiosa para que confirmassem a data de início, que eu sabia ser por volta desta altura. Uma coisa é ler sobre estes assuntos nos livros sobre gravidez e puericultura, outra completamente diferente é ouvir, ver e fazer....é a chamada prática...só com ela se aprende, aliás, como em tudo na vida!

A influência das luas...


De certo já ouviram alguém comentar..."se calhar nasce amanhã, é dia de lua cheia..."
Eu já tinha ouvido várias vezes esse tipo de comentários baseado numa crença popular (afinal mais ciêntífica do que popular) de que a lua cheia influencia os nascimentos. Inclusive a minha mãe, que já se tinha perguntado quando ocorreria a lua cheia no mês de Agosto (mês do nascimento da Bia).
Pois bem, ontem lembrei-me de procurar na net informações sobre a lua cheia e suas influências terrenas, e fiquei a saber que:
No nosso sistema solar, a Lua é o corpo celeste que se movimenta com mais rapidez. A cada 28 dias ela perfaz uma volta completa em torno da Terra e percorre 360º do zodíaco. A cada 7 dias ela muda de fase. A cada 2 dias e meio atravessa um signo inteiro e em poucas horas visita outros planetas, fazendo e desfazendo aspectos e ângulos com eles. A Lua move-se 1º a cada 2 horas. Devido a este intenso movimento, atribui-se a ela o domínio sobre todas as atividades da natureza e do homem que sofrem grande variação, que têm ciclos rápidos e que se completam numa curta duração.São portanto próprios dos domínios da Lua a mutação e a flutuação. Tadicionalmente, a Lua representa o Princípio Feminino por excelência: a mulher/mãe na sua capacidade de fecundar, gestar, proteger e nutrir sua cria. Por isso, atribui-se a ela o domínio sobre todos os processos e forma de fertilidade e nutrição. Partos, gravidez, gestação, concepção - estão todos sob a regência da Lua. É conhecido o impacto sobre a incidência de partos na troca de Lua. A Lua Cheia é a campeã na precipitação dos nascimentos. É muito difícil resistir à chegada da Lua Cheia quando as semanas de gestação já estão cumpridas ou próximas de se cumprirem.
Muito interessante, não acham? E as influências da lua não se ficam por aqui...para saber mais sugiro a leitura deste texto que encontrei na net: http://www-d0.fnal.gov/~acassis/Lua.txt
E para terminar, resta dizer que está prevista a ocorrência de lua cheia para 28 de Agosto (ver em http://www.uranometrianova.pro.br/circulares/circ0025.htm), não muito longe da data prevista para o parto que é dia 30...! Isto significa que se ela não quiser apanhar solinho mais cedo, provavelmente sairá no dia 28 para apanhar um belo luar...
Ah....e hoje, por acaso, é dia de lua cheia...será que vão ocorrer muitos nascimentos?

quinta-feira, junho 14, 2007

Mais um amiguinho para a Bia...


Ai, ai, onde é que isto vai parar...?!?! Qualquer dia, com tantos peluches, tens de encolher a pancita para entrar no quarto...

Sto. António é = a manjerico até Setembro...?


E lá se passou mais um feriado de Sto. António...e lá passámos nós pela festa....sim, passámos, porque a confusão era tanta e o cansaço já pesava tanto, que foi comprar o manjerico da praxe e vir embora! Agora vamos ver quanto tempo dura o dito...o do ano passado durou até Setembro...! O do ano anterior morreu em Agosto porque o meu tio deu-lhe uma snifadela letal...! No entanto ele nunca ficou muito convencido desse facto...deviamos ter chamado o CSI para investigar...! Mas realmente, custa a crer porque é que o manjerico morre se o cheirarmos com o nariz...porquê? Será que ele não gosta de narizes? A Sra. que o vendeu não sabia explicar, só dizia que só se pode cheirar com a mão, sim, mas porquê? Qual é a explicação? Tem de haver um fundamento ciêntífico qualquer! O meu pai só comentava que devia ter comprado de propósito um manjerico para o cheirar e ver se ele morria...coitadinho!
Quanto ao feriado em si, esse passou a correr...de volta do quartinho da pançudita! As pinturas duraram todo o dia...o pai e o avô materno da Bia esmeraram-se e o quarto está a ficar lindo...estou a adorar as cores! Agora ainda falta acabar de pintar os remates de uma parede para a outra, já que cada uma ficou com o seu tom...essa sim, está a ser uma tarefa ciclópica, é preciso uma paciência de Chinês! Eu não pintei mas fiquei a dar apoio logístico e moral...e só vos digo que cheguei à noite tão ou mais cansada como se tivesse pintado o dia todo! Tinha dormido pouco na noite anterior e como estive muito tempo de pé, cheguei à noite com uma dor horrível nas pernas e nos pés...mas valeu a pena!

quarta-feira, junho 13, 2007

A consulta...

correu muito bem!
Da passagem pela enfermeira ficámos a saber que a tensão continua boa, nada detectado na urina e que este mês engordei.......apenas 1 kilinho (9 desde o início da gravidez)! E eu fiquei toda contente, pois claro, ou não estivesse convencida que já ia a caminho dos 3 ks, tal como sucedeu no mês passado. E a culpa é da minha balança electrónica (modernices!). Tenho de deixar de me pesar em casa...a balança do hospital é soberana!
Ouvimos o coraçãozinho da nossa linda....tudo ok!
Falámos com a médica sobre o eventual problema no estômago...mas ela não quis adiantar muito sobre o assunto...não está nada confirmado, é só uma suspeita, por isso não é necessário ficarmos preocupados. No mês que vem faremos a ecografia do 3º trimestre, de novo a 3D, que servirá também para reavaliar essa suspeita.
E por fim, já fiquei com as consultas e ctg's marcados até ao final do mês de Agosto...vamos a ver se a Bia não se vai baldar às últimas, caso decida apanhar sol mais cedo!

segunda-feira, junho 11, 2007

E porque um mês passa a correr...



e parece que a última consulta foi ontem...
Amanhã lá vou eu e a minha goda para mais uma consulta mensal...!
A dois meses e meio do dia "D" as palavras que me ocorrem são...já só faltam 2 meses e meio?!?!? Mas por outro lado...ainda faltam 2 meses e meio...?!?!?!
Bia, onde é que tu e a minha barrigona vão parar?
Pois, pois, faz-te de anjinho...

domingo, junho 10, 2007

28 semanas de Bia...


Às 28 semanas o bebé:
Mede cerca de 25 cm da coroa à anca e pesa cerca de 1,100 kg.
O atarefado bebé está a crescer e a desenvolver-se a toda a velocidade. Está a ficar mais gordo e mais roliço e o tónus muscular está a melhorar.
Os pulmões são capazes de respirar o ar, mas, se nascesse agora, ser-lhe-ia difícil respirar adequadamente.

As experiências estão feitas...




as cores e a disposição escolhidas...
Para a semana...mãos à obra! E eu queria taaaaaaaanto ajudar....
Mas não convém inalar o cheiro da tinta...por isso, infelizmente ficarei apenas a dar apoio moral!

sábado, junho 09, 2007

Declaro oficialmente abertas as hostilidades...


para as experiências de pintura das paredes do quarto da Bia...!
Vamos lá a ver o que é que vai sair daqui...
Pançudita....começa a rezar....

sexta-feira, junho 08, 2007

Aaaahhhhh....praia.....



Ontem, pela primeira vez desde o ano passado estivemos na praia...
Estivemos na praia quer dizer...na esplanada da praia...a saborear um óptimo lanchinho!
O tempo estava muito bom...sol, 22º e muita gente na praia...parecia um autêntico dia de verão!
Mas como o dever nos chamava...e eu ainda não tenho bikini (muuuuito importante...!!!!)....não ficámos muito tempo.
Mas foi o suficiente para a nossa pançudita ter o seu primeiro vislumbre de uma das praias que ela no futuro vai frequantar, correr, saltar e brincar!
Enfim, para a próxima há mais....próxima, que por vontade do S. Pedro não será este fim de semana. Ó S. Pedro, eu sei que tens pena de nós por não podermos aproveitar o fim-de-semana grande e ir passear...mas por isso não podes prejudicar as pessoas vão...
E até que nós por cá também gostamos de ter bom tempo...

quinta-feira, junho 07, 2007

Finalmente decidimos...



e encomendámos a mobília da nossa linda!
Para variar acabámos por optar pela primeira mobília que vimos. Ainda fomos a outras lojas mas...não adiantou...já com a nossa mobília sucedeu o mesmo.
Dizem que não há amor como o primeiro...
Esperemos que ela também goste!
O modelo da cama é este...mas com rosa e azul e não rosa e verde e sem o desenho da boneca.
Ah...e decidimos que não vamos comprar berço para o nosso quarto...a Bia vai dormir directamente na cama de grades...estivemos a medir e ela cabe à vontade no quarto.
Além de não nos estar a apetecer pagar cerca de 200 a 300 € por um berço que vai ser usado apenas dois ou três meses, tenho lido opiniões de pediatras que entendem que os bebés não devem dormir os primeiros tempos em alcofas ou berços, mas que devem passar logo para a cama de grades. Basta limitar o espaço em que eles dormem ao fundo da cama. Assim...juntamos o útil ao agradável...

Soluços...?!?!?

Hoje, e pela primeira vez, acho que senti a minha pançudita a debater-se com uns malvados soluços...
Ora, ela encontra-se de cabeça para baixo...e eu comecei a sentir nessa zona uns altinhos regulares, ou seja, não sentia o movimento normal de pontapé, mais forte, mas um movimento mais leve e ritmado, de x em x segundos.
Coitadinha da minha pançudita, deve ter bebido liquido amniótico a mais...

quarta-feira, junho 06, 2007

De vez em quando ela não me acompanha...



Ela....a barriga, e não a Bia, porque essa vai comigo para todo o lado...!
Pois que eu continuo a fazer a minha vidinha como fazia antigamente...e tirando o facto de me cansar muito mais rapidamente...nomeadamente quando ando às compras....de vez em quando esqueço-me que tenho este barrigão!
Esqueço-me é como quem diz...tento fazer as coisas com a mesma rapidez...e é claro que a barriga não me acompanha e fica para trás...
E isso acontece quando me viro na cama, quando me levanto, quando me baixo para apanhar qualquer coisa ou quando apenas me dobro, etc, etc.
E a culpa é desta pançudita que tenho acoplada na minha barriguinha...!!!

terça-feira, junho 05, 2007

Ontem foi dia de dentista...



E mais uma vez fiquei orgulhosa com a minha prestação...
Os dentes e gengivas estão impecáveis...nem sinal de cáries ou problemas de gengivas tão comuns na gravidez. E o médico é peremptório: "Este sucesso deve-se aos seus cuidados de higiene oral."
Todas as idas ao dentista fossem assim...só elogios por parte do médico, uma pequena limpeza, conversa sobre gravidez e filhos no final e vir embora...com uns euritos a menos na carteira, mas feliz da vida por estar a passar uma gravidez "santa" no que diz respeito a problemas de saúde, nomeadamente de dentes...e eu que já passei por alguns bem chatos!

segunda-feira, junho 04, 2007

Semana 27 de gravidez...



Cá está a nossa linda às 27 semanas...
Ssssshhhhhhhhhh......não façam barulho que ela está a dormir...
Às 27 semanas o bebé mede cerca de 24 cms da coroa à anca e pesa pouco mais de 1 kg.
O bebé está a ficar mais roliço e mais redondo à medida que aumenta a quantidade de gordura por baixo da pele. Chuchar no dedo polegar pode agora ser uma das actividades preferidas do bebé, para fortalecer os músculos das bochechas e da mandíbula e, possivelmente para se acalmar. Os pulmões continbuam a crescer. Ele dispõe agora de papilas gustativas que funcionam plenamente, sobre a língua e na parte interna das bochechas, e as suas funções cerebrais mais elevadas estão a tornar-se mais sofisticadas. Mais ou menos por esta altura as pálpebras do bebé começam a abrir-se e as retinas começam a formar-se. Os bebés parecem ser capazes de detectar variações de luminosidade e há estudos que demonstram que, quando se acende uma lantarna encostada à barriga de uma futura mãe, o bebé pode deslocar-se para junto - e às vezes para longe - dos seus raios. As primeiras impressões visuais do bebé fora do útero também serão de luz e escuridão - é por isso que muitos brinquedos concebidos para recém-nascidos são a preto e branco. As pestanas estão agora completas e protegerão os delicados globos oculares de matérias nocivas quando ele nascer.

domingo, junho 03, 2007

E ontem à noite...



Adormecemos os três no sofá e acordámos pelas 2h30 da manhã...

A ecografia 4D...






Cá está a nossa pequenita...ao vivo e a cores...!
A ecografia acabou por ser a 4D e não 3D como estava previsto...
A diferença entre elas não sei qual é...mas destas para as normais a diferença é monumental...!
Todas as ecografias deviam ser a 3 ou 4D...
Bem, mas começando pelo início...a ecografia esteve para não ser realizada...isto porque a médica tinha um parto de urgência para realizar à hora para a qual a ecografia estava marcada. No entanto, foi possível antecipar...e uffff....lá conseguimos fazer a dita....já estava tão ansiosa e mentalizada que ia ver a pequenita naquele dia que se tal não sucedesse ia ser uma valente desilusão!
Ao contrário do que tinha ouvido dizer, ver o bebé com aquela precisão não impressionou minimamente...não se viam as veias...simplesmente...viam-se os seus contornos numa côr alaranjada...lindooooooo!
A médica era muito simpática e ia explicando tudo ao pormenor.
Confirmou...novamente...que se trata de uma menina...e agora sim...conseguimos ver e perceber o seu "traço distintivo"...
Encontra-se numa situação longitudinal e apresentação cefálica, ou seja, de cabeça para baixo.
A estimativa de peso é de 944 g e encontra-se no percentil 50.
A placenta encontra-se numa localização posterior e o líquido amniótico está normal.
Desta vez, apanhámos, no entanto, um valente susto...a médica perguntou-nos se nada tinha sido detectado na eco morfológica, ao que nós respondemos que não...e de seguida ela diz que estava só a detectar uma coisa....(o sangue gelou-se nas nossas veias...! Passou-me logo pela cabeça a existência de uma má formação...) e continuou dizendo que o estômago dela estava um pouco dilatado e que tal poderia ser um sintoma de "estenose do piloro". Trata-se de um pequeno estrangulamento no final do estômago que conduz à entrada do intestino. Muitas vezes tal não é detectado antes do nascimento, sendo que depois de estar em casa o bebé começa a ter problemas com a alimentação, a vomitar o leite e a perder peso.
No entanto, não há, por enquanto, qualquer certeza sobre tal diagnóstico, sendo apenas uma suspeita que terá de ser reavaliada na próxima eco. Com a nossa preocupação estampada no rosto perguntámos à médica se esse problema era grave, ao que ela respondeu que não era e que o problema era solucionado com uma simples intervenção cirurgica após o nascimento.
Enfim, a ver vamos...pode ser que não se venha a confirmar esta suspeita!
Ao início estava com as mãos na cara...até parecia que estava a rezar...
A médica começou a bater na barriga para ver se ela tirava as mãos, até que tal sucedeu...
E tinha também as pernas ao pé da cabeça...que grande contorcionista...
Estava bastante calminha...não deu nenhuma pirueta e portanto vimo-la sempre de perfil.
Tirando este pequeno grande susto, foi maravilhoso ver a nossa Bia com tanta precisão...ver as suas feições...vale mesmo a pena!
É uma recordação que vai ficar para o resto da vida...e vai ser giro daqui a uns tempos ver a reacção dela ao ver-se dentro da barriga da mamã!

sexta-feira, junho 01, 2007

O NOSSO dia...



Este dia sempre foi nosso....
Meu, teu e daqui a uns tempos será também o dela...
PARABÉNS MÃE...!!!!

Mais um ano que passou
E foram tantas as mudanças
Eu deixo de ser criança
e tu passas a ser vóvó!

Em Dezembro passado
Querias a família alargada
Pois cá estamos nós em Junho
Com a menina ansiada.

Parabéns de nós os três
Para a avó babada
Mas olha que em Agosto
É que vais ver o que te aguarda.

O seu rosto fomos ver
E agora te mostramos
É a prenda mais bonita
que neste dia te damos.

Que este dia se repita
Por muitos e muitos anos
Nós vamos estar sempre aqui
Para te dizer o quanto te AMAMOS!!!
Parabéns também a todas as crianças!
Que passem um dia muito feliz...!
E que o dia de hoje sirva apenas para nos lembrarmos durante o resto do ano o quão importante são as crianças nas nossas vidas...indefesas, ingénuas, com amor incondicional por aqueles que as rodeiam, enfim, lindas...só merecem todo o nosso Amor, Carinho, Atenção e Amizade, e porque não também algumas prendinhas...durante 365 dias!

A música que estamos a ouvir...

Stacey Kent...
Um aperitivo para quem não conhece...um deleite para quem já é fã...!
(para voltar a ouvir ir até ao fim da página e clicar no play)