Ambos!

Ambos!

terça-feira, junho 05, 2012

O sábado passado...

não foi só feito de Rock in Rio...
Depois do aniversário de mamãe na noite anterior e de me deitar pelas 3h da manhã, levantei-me cedinho e fui fazer isto:
E em que consiste este curso de suporte básico de vida pediátrico para pais?
Trata-se de um curso onde são ensinados os procedimentos e técnicas básicas a ter em conta numa situação de paragem cárdio-respiratória do bebé (até 1 ano) ou da criança (até primeiros sinais de puberdade).
Espero que nunca venha a ser necessário...
Mas agora, depois de ter feito este curso, sei que estou minimamente preparada para saber como reagir numa situação destas, em que o bebé ou a criança se engasgou ou sofreu uma paragem cárdio- respiratória.
Não sei se num caso destes a minha actuação será eficaz...se conseguirei manter o sangue frio...
O que interessa é que sei os procedimentos...e como eles próprios frisaram, perante outros eventuais problemas, uma paragem respiratória configura o pior cenário possível, por isso, não fazer nada não é opção.
Temos de tentar ajudar antes de chamar o 112...   
O curso de 4 horas começou por uma parte teórica e depois passámos à prática, com bonecos...
Acho que não me saí nada ,mal...e no final até tivemos direito a certificado da formação!
Os enfermeiros do grupo José de Mello (CUF) foram 5 estrelas, simpatiquíssimos...
Ah, e foi gratuito...
O enfermeiro dizia que não se esquecem os procedimentos...é como andar de bicicleta...
Também acho quer sim...
Aconselho, portanto, todos os pais a fazerem um curso destes...acho que é muito importante!
Com este tipo de conhecimentos podemos  vir a ajudar não só os nosso filhos como eventualmente os filhos dos outros!
Próximo passo: Curso básico de socorrismo!
Desde que não meta sangue e ossos partidos, que eu não fui feita para isso...

Sem comentários: