Ambos!

Ambos!

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Aceitam-se sugestões...

de receitas para a 1ª sopinha da Beatriz...!
No livro "Receitas para alimentar o seu bebé" é sugerida a seguinte receita:
- 2 chávenas de cenoura
- 1 chávena de água
- 2 colheres de sopa de arroz
- 2 colheres de sopa de azeite Extra-Virgem
Coloque as cenouras numa panela de fundo espesso, encha com água e tape. Deixe ferver e desligue. Deite fora a água. Adicione a chávena de água, e junte o arroz. Coza em lume pouco forte durante 15 mns ou até estar tudo cozido. Reduza tudo a um puré muito fluido e sem grumos. Adicione o azeite no final.
Estava a pensar fazer esta receita, mas tenho medo que o arroz e a cenoura lhe prenda os intestinos.
Até porque a pediatra fez as seguintes recomendações: Deverá iniciar uma sopa simples confeccionada com : Batata, cebola e cenoura ou abóbora.
Depois ir adicionando outros legumes (apenas um de cada vez, por semana) à base anterior: Alface, feijão verde, nabiça, alho francês.
Não dar: Espinafres, agriões, ervilhas, feijão seco, couve branca, nabo.
A sopa não deve conter mais de 4 legumes diferentes. Não juntar sal. Adicional um fio de azeite no final da cozedura.
Alguma sugestão adicional?
Uma coisa que me esqueci de perguntar, qual é a quantidade de sopa que se deve dar?
Cerca de 150 ml, que é a quantidade de água que se coloca na papa, ou um pouco mais?
Parece que há mães que dão os legumes moídos sem água...mas isso não se chama sopa de legumes, mas sim, puré de legumes!

5 comentários:

Raquel disse...

Eu a 1ª sopinha fiz com 2 folhinhas de alface, 1 cenoura, 1 cebola, 1 batata e um fio de azeite.
Com o Gabriel cometi a asneira de não por nenhuma verdura e ele prendeu os intestinos. E o arroz a minha médica só aconselhou depois de eles já estarem habituados a vários legumes.

Mãe das Marias disse...

A primeira sopa da Tiz foi assim: 1 batata média e uma cenoura média. Cortar em pedacinhos bem pequenos (para cozer mais rápido) e cobri com água. Nunca sei qual a quantidade de água, pq ponho sempre até cobrir os legumes que tenho. Se puser mais água, a sopa fica muito líquida e normalmente eles não gostam, convem ter alguma consistência, tipo papa.
Depois de cozido, não deitei a àgua fora e passei tudo muito bem com a varinha mágica. Depois do lume apagado, deitei uma colher de sobremesa de azeite. Comprei um azeite da gallo, específico para bebés chama-se "o meu primeiro azeite". Foi assim que me disseram no centro de saúde, eles são fantásticos dão-nos tudo escrito. Depois de 3 em 3 dias (para despistar eventuais alergias), fui juntando, coisas novas, abóbora, alface, feijão verde, xuxu, bróculos, salsa, tomate, cebola...
Não é preciso por tudo na mesma sopa. Eu ponho sempre 3 ou 4 de base e vou variando os outros.

Boas sopas ;)

Anónimo disse...

A indicação da minha pediatra é mesmo essa: cenoura + arroz, tudo bem passado...

Anónimo disse...

ola amiga,

Eu vou dar hoje ao Gabriel a primeira sopinha e a indicação que me derão no centro de saude, foi tal e qual a que te recomendaram : Batata, cebola e Abobra.

Vamos la ver como vai correr

Carla disse...

Olá!!
Eu dei, à Mariana, batata, cebola e cenoura mas depressa descobri que a cenoura lhe prende os intestinos. Agora, em vez de pôr batata e cenoura na base, optei por nabo e/ou xuxu com abóbora, juntamente com um bocadinho de cebola, 1/4 dente de alho e, depois, os legumes (alface ou bróculos (que ela adora) ou ervilhas ou alho francês, etc. Feijão verde ela detesta!). Cozo tudo com água e, depois de cozidos, tiro a água. Bato na batedeira e vou juntando essa água até ver que fica uma sopinha cremosa. Depois junto um fiozinho de azeite e já está. Não te sei dizer que quantidades faço porque é tudo a "olhómetro", mas dá para aí 2 tijelas.
Ah! Já fiz saquinhos com bases para as sopinhas (cada saquinho corresponde a uma sopinha) e congelei. Assim, facilita-me bastante a vida e poupo um tempão, visto que não se descongelam os legumas antes de os cozer!
Beijocas!