Ambos!

Ambos!

segunda-feira, novembro 05, 2007

Doi-Doi Trim-Trim...

Ontem ligámos para lá pela primeira vez...
Pois é, a pançudita acordou com o nariz obstruído e com alguma tosse que já tinha começado no dia anterior.
Fiquei preocupada pois pensei que podia ser o início de uma contipação, o que nesta idade é muito chato de passar (eu constipeipei-me quando tinha mais ou menos a mesma idade e a minha mãe diz que andei um ano até conseguir melhorar...)
Já lhe tinha colocado umas gotas de soro fisiológico no nariz porque sabia que ajudava a desobstruir, e estava a pensar ir à farmácia comprar um aspirador (narinel) do qual já ouvira falar.
De qualquer maneira decidi ligar...falei com uma enfermeira muito simpática e atenciosa que me foi perguntando os sintomas e prestou aconselhamento.
Tal como eu calculava não é alarmante...ela não tem febre e a tosse é seca.
Para já não há constipação...no entanto, convém ficar alerta e verificar se não aparecem outros sintomas...
Ao contrário do A. que avançava com as hipóteses de ligar à pediatra ou ir com ela às urgências, lembrei-me de imediato em ligar para esta linha de apoio também designada de Saúde 24 (808 24 24 00).
Não podemos estar a incomodar a médica ou a correr para as urgências por tudo e por nada.
A enfermeira aconselhou a fazer o soro e depois disso aspirar com o narinel. Aconselhou ainda a fazer vapores quentes.
À tarde lá fomos comprar o narinel...coitadinha da pequenita...chorou tanto, mas tanto que os vizinhos deviam pensar que lhe estavam a fazer mal....
Coitadinha...custou-me tanto...a fontanela da cabeça até sobressaiu mais...sentia-se o couro cabeludo a ir para cima e para baixo à medida que ela respirava...
Pois...e por falar em fazer mal...eu é que passei por má da fita...mal terminei de aspirar...ela ao colo do A., lança-me um olhar de lado, meio desconfiado, com o qual parecia que me queria trucidar...(hoje vai ser o A. o mau da fita...)
Ela melhorou um pouco...mas como ontem não consegui aspirar muito (tivemos pena dela...), hoje ainda está um bocadinho obstruída...
De qualquer maneira, como amanhã vamos à pediatra para a consulta dos 2 meses logo vemos o que é que ela diz.
Parece que há umas máquinas de aerossóis que são muito eficazes...vamos perguntar à médica.

3 comentários:

Ana Cláudia disse...

Parabéns (atrasados) pelos dois meses da pequenita!
As melhoras rápidas.
Beijocas!

Mae Princesa disse...

Passei no teu blog por acaso, parabéns pela tua menina. Deves adquirir o Projet é uma máquina de aerossois, é cara, mas vai servir-te tanto tempo que compensa o valor. E é optima nestes casos para eles respirarem melhor. Põe muito soro e agua de mar, e se tiver entupido mesmo podes pôr neosinefrina durante 3 dias. Bjoca!

Carla disse...

A Mariana esteve constipada uns dias. Assustei-me com ela porque estava muito entupida. Mas resolvi com bastante soro fisiológico, vapores no quarto enquanto ela dormia e aerossóis com soro. Em poucos dias ficou bem. A máquina de aerossóis, apesar de cara, é um bom investimento, pois vais precisar dela muitas vezes ao longo da vida da Beatriz. A minha é muito silenciosa e isso é importante para não as incomodar com o barulho enquanto lhes fazemos os aerossóis.