Ambos!

Ambos!

segunda-feira, setembro 24, 2007

Do pré e pós-parto...

Recuando um bocadinho no tempo até à altura do pré-parto devo dizer que nunca imaginei como é que este iria correr, ou seja, nunca pensei se ia ser fácil ou se ia ser difícil...ia ser o que fosse...
Para ser sincera, só me consciencializei que a hora estava perto no dia em que a médica me disse que já estava com 2 dedos de dilatação!
Nesse dia cheguei a casa e fui ler tudo o que tinha em casa sobre o parto, já que segundo a médica ele poderia ocorrer a qualquer momento! Até esta altura limitava-me a ir lendo os factos relativos à semana ou mês de gravidez em que me encontrava...o resto ainda vinha tãaaaao longe!
Ouvi e li vários relatos sobre o parto....uns terríveis, outros assim, assim, e outros maravilhosos...
Nunca receei que o meu se incluísse na categoria dos terríveis...para quê sofrer por antecipação...estava consciente de que cada caso é um caso e o meu poderia encaixar-se em qualquer das categorias...
Felizmente acabou por ser maravilhoso...!
Até aquelas últimas e terríveis contracções que senti aos 9 cms de dilatação já estão esquecidas...realmente confirma-se o que outras mães diziam...as dores ficam para trás face à maravilhosa experiência de ser mãe!
Acho que tive muita sorte...com a gravidez, que foi santa e com o parto...o que não quer dizer que uma próxima esperiência seja idêntica...mas não está, definitivamente, posta de parte!
Não planeio ter 5 ou 6 como me diziam as enfermeiras que me levaram da sala de partos para o recobro..."foi um parto maravilhoso....pode ter mais 5 ou 6...", mas pelo menos mais um continua nos nossos planos...a ver vamos!
Em relação ao pós-parto devo dizer que o que me custou mais foram as dores decorrentes da episiotomia! Mal passou o efeito da anestesia começei a sentir uma moínha na costura...
No 1º dia não consegui pregar olho, em parte devido à excitação decorrente do facto de finalmente ter a minha filha ao meu lado...mas também, devido ao facto de não ter posição para dormir e de sentir algumas dores. Nas 1ªas duas semanas tinha muita dificuldade em sentar-me e só conseguia dar de mamar deitada.
E como quando a esmola é demais o santo desconfia...depois de 9 meses sem mestruação eis que somos brindadas com uma hemorragia que parece não ter fim...(já vai nas 3 semanas...e ouvi o testemunho de uma mãe que já ia na 8 semana...!!!)
Em relação a tudo o resto....as noites mal dormidas, o cansaço, o entrar num ritmo completamente diferente...custa, é claro que custa...mas faz tudo parte...e por muito que se tente imaginar...só mesmo passando pela experiência...e chegar à conclusão de que tudo vale a pena!

10 comentários:

Gaiatas disse...

Eu em 2 part0s prematur0s tb tive a s0rte de serem fáceis, mas não quer dizer que este tb o vá ser..
Levaste epidural ? Eu tb levei pra fazer a cerclage.. mas explica-me uma c0isa! Como é que c0nseguiste cuidar da tua filhota se ñ c0nseguias sair da cama?! Eu só c0nsegui mexer o rabi0sque na madrugada seguinte.. as pernas arrastava, pq levantar tá quieto.. Isto meteu-me c0nfusão..

O pós-parto f0i c0mpensado c0m a presença da tua princesa.. a0s p0ucos e p0ucos vão-se habituando uma à outra.. e cada dia há uma desc0berta n0va :)

Aix.. p0st grand!! =x
beijinh0s nas 2*

Susana, Sérgio & Madalena disse...

Podes crer que é complicado, eu tb tive um parto fácil, mas os pontos é que foi terrivel!!!!!! Malnos conseguimos mexer e termos de cuidar das nossas meninas, é dose!!!!! Mas tb as mulheres são assim, aguentam tudo e superam tudo!!!!!!
Bjs grandes
Susana, Sérgio e Madalena

Carla disse...

Sim, tudo vale a pena!! Eu não tenho episiotomia (felizmente) mas tenho 2 costuras de cesariana (uma por cima de outra). Também doeram ao ponto de não me conseguir endireitar. Mas, se tivesse possibilidades financeiras, tinha mais um ou 2 filhotes! Adoro ser mãe!

Anónimo disse...

olá!
eu estou na fase dos problemas com os pontos...mal poder sentar e etc... mas olhar para a bochechudinha faz-me logo sorrir!

um beijinho muito grande
Mariana

Alice disse...

Realmente a tua experiência não me parece ter sido das mais complicadas ...a recuperação deve custar a qualquer uma, principalmente por causa da maldita episiotomia, mas com uma fofinha dessas ao lado deve ser muito fácil esquecer tudo isso ;)

Mãe das Marias disse...

As minhas dores no parto foram tantas q as da episiotomia foram um "rebuçado"... e a caminho da 11ª semana a hemorrogia ainda cá anda! Mas enfim vale tudo a pena pelos nossos tesouros!!!!

Beijocas :***

Ana Cláudia disse...

O Lourenço tbm foi inscrito no Sporting pelo avô materno quando tinha 1 mês de idade. E só não foi antes pq o registámos tarde e pq não tínhamos foto dele :p
Cá em casa a família é toda sportinguista, de ambos os lados, e o papá do Lourenço tbm tem um lugar de leão e tudo!

Essa hemorragia dura, normalmente, um mês, por isso já está quase no fim.

Vale mesmo tudo a pena pelos nossos pequenos, os momentos mais difíceis tbm já os esqueci!

Beijocas grandes para as meninas :)

Laranja-Lima disse...

Tive essa hemorragia durante 3 semanas(foi cesariana).
Confesso que agora que estou novamente grávida,curiosamente o medo do parto é maior do que da primeira vez...
Mas tal como tu eu tb penso que cada parto é um parto e seja o que Deus quiser!
Beijinho

Iris disse...

Oi, linda!!!! Que bom que tudo deu certo apesar dos pequenos encômodos!!!! O melhor é que tens sua pançudita nos braços!!!!! Eu, sendo mãe de segunda viagem, estou com medo do parto e sei que será cesária. (A não ser que o Pedro resolva sair de oito meses!) Mas, como disse, tudo vale a pena para te^-los em nossos braços!! Beijo grande!!

Sofia Quintela disse...

Ainda bem que tiveste uma boa experiência, a minha foi mais ou menos, podia ter sido pior lol...
Quando à hemorregia, eu andei para aí 7 semanas com muita perda de sangue, de tal forma que já andava fraquissima e tudo. Depois comecei a tomar a pílula porque já não amamanetava e foi uma maravilha aquilo parou logo.