Ambos!

Ambos!

sexta-feira, agosto 10, 2007

Qual será o próximo...?


Na última aula de preparação para o parto tivemos uma surpresa...
Uma das grávidas que ainda na última semana lá tinha estado aparece...já com o bebé!
Quando ela estava a entrar, e por uma fracção de segundos, quando olhei para ela, notei que a barriga estava diferente...mais pequena pois claro! Atrás dela vinha o marido a empurrar o carrinho com a bebé recém-nascida (7 dias...). Na 4ª feira passada, e às 38 semanas, as águas rebentaram e a partir daí aconteceu o inevitável.
Ora bem...da nossa "turma" de grávidas, esta já é a 3ª a ter o bebé.
A 1ª teve o bebé às 36 semanas...não sei grandes pormenores mas penso que o facto de estar com pouco líquido amniótico precipitou o nascimento. A 2ª teve o bebé às 40 semanas, e esta 3ª teve às 38 semanas.
A bebé era linda, muito pequenina e esteve sempre sossegadinha...ah, e os pais acabaram por ficar a assistir à aula que esta semana tratava precisamente dos cuidados com o bebé (banho, vestir, dar de mamar, etc...)
A fisioterapeuta não deixou, no entanto, de deixar o conselho (contrariando a atitude destes pais) de que o bebé não deve sair de casa antes de completar 3 semanas. Isto é, não deve andar a passear pelo jardim, ou outros locais...não só porque ainda tem poucas defesas, mas também porque encontra muitos estímulos à sua volta para os quais ainda não está preparado. Muito menos deviam levá-lo para o hospital. É claro que o bebé terá de sair logo entre o 3º e o 6º dia para ir ao centro de saúde ou hospital fazer o teste do pezinho e depois para levar as vacinas, mas sem andar de um lado para o outro já que não se sabe como é que o bebé irá reagir.
É claro que ver aquela mãe com o bebé serviu para me consciencializar ainda mais de que já está quase...também eu faço 38 semanas daqui a uns dias...
Enfim...lá suspirei e suspirei e suspirei... e pensei...qual destes bebés será o próximo?

5 comentários:

Margarida disse...

Quando estava nas minhas aulas, tb aconteceu o mesmo.
Só que a mamã n apareceu com o bebé pq tinha nascido de 34 semanas!
Eles têm que sair, mais tarde ou mais cedo :)
E vai tudo correr bem, vais ver.

Susana, Sérgio & Madalena disse...

Vais ver que vai correr tudo bem :))))
Bjs
Susana

Mãe das Marias disse...

Também aconteceu isso na nossa turma... eu fiquei tão emocionada que me cairam umas lágrimas, a olhar para a menina só pensava que a nossa hora estava perto.
A vossa também está quase a chegar, eu sei que a ansiedade não deixa, mas tenta descansar o mais que puderes, vai fazer-te muita falta!

beijocas :***

Ana Cláudia disse...

Relativamente ao sair de casa, os pediatras defendem que é muito importante para o bebé passear logo desde o 1.º dia em que vai para casa, se não for prematuro claro. A evitar são locais poluídos, com muita gente, com fumo e centros comerciais. Mas dar um passeio, a princípio de 15 minutos, é muito salutar para o bebé. O ar da rua é óptimo para eles.
Beijocas.

rita disse...

Olá
Desde que saí da maternidade que sempre passeei com o meu filho.
Saí da maternidade numa 5ª feira as 20h e no sabado as 9 da matina estava de esplanada a tomar o pequeno almoço mais o piolho.

Saí sempre todas as manhãs, para uma voltinha, apanhar ar. E eu desanuviava também. Foi o q me valeu senão rebentava!!!

Beijocas
Rita&Tiago