Ambos!

Ambos!

quarta-feira, agosto 08, 2007

Ontem fizemos o 1º CTG...


Para quem não sabe o que é um CTG:
Trata-se de uma cardiotocografia.
Esta consiste num registo gráfico elaborado por um aparelho electrónico que avalia a frequência cardíaca do bebé bem como a actividade dos músculos do útero. Colocam-se dois cintos à volta do abdómen da mãe, sendo que um deles detecta uma eventual actividade dos músculos uterinos e o outro regista a frequência cardíaca do bebé. O traço combinado que o aparelho gera mostra se o padrão de frequência cardíaca do bebé é normal ou anormal e se o útero está activo (com contracções) ou calmo (sem contracções).
O CTG serve, portanto, para avaliar do bem estar do bebé dentro do útero materno.
Assim, poder-se-á saber, por exemplo, se o bebé se encontra em sofrimento.
Resumindo e concluindo, a minha pequenita estava óptima...
A frequência cardíaca estava boa e o útero estava pouco activo...ao contrário dela que se mexeu como se não houvesse amanhã...! Dei conta de cerca de 50 e poucos movimentos (os quais também ficam assinalados) durante os 20 minutos que durou o exame.
Como a minha médica está de férias, foi outro médico que viu o resultado do exame e que deu o seu OK.
A partir de agora faço um CTG todas as semanas.
É muito bom estar aquele tempão todo a ouvir o coração do nosso bebé...e sair de lá confiante que está tudo bem com ele!
Aaaahhhhhhhh.....e para terminar...antes de vir embora, pesei-me....
Não o fiz na balança do cosrtume que estava no gabinete do lado, mas noutra balança idêntica que estava no gabinete dos CTG's...e...para minha surpresa...não engordei nada nestas últimas 3 semanas! O A. perguntou-me como é que eu enganei a enfermeira......xiiiii....até parece....foi ela mesma que me leu o peso...57,5 kg...
Ena, ena...tal feito até merece ser comemorado com um geladinho...não acham???

3 comentários:

Raquel disse...

57,5Kg????
Devias ser peso pluma antes de engravidares, não??
Eu pesava isso antes de engravidar da 2ª vez...
Ok...vou ali atirar-me da ponte e já venho...

Carla disse...

57,5 merece 3 gelados!!! Bolas!! Quando tiveres a Beatriz, vais voltar ao lugar em menos de nada!
Beijocas!

Susana, Sérgio & Madalena disse...

Tens mesmo sorte.... és super leve :)))))
Bjs
Susana