Ambos!

Ambos!

terça-feira, julho 17, 2007

Da 4ª aula de preparação para o parto...

Desta vez o A. pôde acompanhar-me...mas quase de certeza será a última vez pois o horário das aulas foi alterado devido à mudança da fisioterapeuta. Esta vai de férias e a nova só pode noutro horário...enfim, eu depois faço-lhe os resumos! (já na faculdade dava resultado...ele baldava-se às aulas...principalmente as das 8hs da manhã e depois estudava pelos meus apontamentos! Até houve um caso que estou para entender até hoje...aulas práticas às 8h, ele deve ter ido a uma ou duas, eu fui a quase todas...ele teve nota de aula prática e eu nem vê-la!)
Aprendemos a fazer a respiração nos casos em que durante o trabalho de parto não se pode fazer força (porque por exemplo a dilatação ainda não está completa)...
Ora, a respiração deve ser muito lenta, como se estivessemos a apagar uma vela!
Aprendemos igualmente como fazer força para preparar a expulsão do bebé...
Bem, neste caso, é fazer força como se estivessemos no wc...pois...com direito a barulho e tudo...aquele barulhinho que algumas pessoas fazem quando por exemplo estão a enviar um fax ao nosso querido 1º Ministro...
Pois é, bonita figura de se fazer à frente de marido, médicos e enfermeiros...o que vale é que nesta alturas a grávida não tem tempo nem cabeça para se preocupar com estas questões!
Falámos ainda sobre as coisas que se devem levar para a maternidade e depois ter em casa para cuidar do recém-nascido (ex: álcool a 70º, compressas, benuron para lactentes, soro fisiológico, etc, etc.) e ainda sobre as coisas que o pai pode ter nos bolsos na altura do trabalho de parto (por ex: baton hidratante, água para vaporizar, rebuçados para ele se entreter...)
Posteriormente finalizámos a aula estendidas nos colchões a simular a posição mais comum do trabalho de parto...deitada...e como o pai pode ajudar...puxando um pouco a mãe para a frente...
Por fim relaxámos...aliás, um longo relaxamento... tão longo que o A. nem conseguiu relaxar de tão apertadinho que estava para ir ao wc...pois é, solideriedade de marido incontinente...

1 comentário:

Iris disse...

Oi, linda!!!!!! Puxa, é muito bom compartilhar essas emoções com quem amamos! Até mesmo as vontades de ir ao banheiro! rs beijos....