Ambos!

Ambos!

terça-feira, julho 24, 2007

Visita ao hospital...


Ontem, eu e a pançudita fomos visitar o hospital onde ela em princípio irá nascer. Fizemos, assim, uma visita guiada pelas instalações da UFON (Unidade Funcional de obstetrícia e neonatologia) do Hospital CUF Descobertas, e ficámos a conhcer não só as referidas instalações, mas também todo o processo que vai desde a entrada no hospital, ao nascimento do bebé, até à atribuição da alta e saída do hospital.
Ficámos muito satisfeitos com o que vimos e ouvimos! As instalações e os equipamentos que têm à disposição são óptimos...tudo muito limpinho e cuidado.
Funciona, então, da seguinte forma...a grávida já em trabalho de parto é admitida e começa por entrar para um dos quartos disponíveis para esse efeito onde é monotorizada e acompanhada por uma enfermeira que leva a cabo todos os preparativos para o parto. É ali que inclusive, se for o caso, será ministrada a epidural. Quando completar a dilatação, passa, então, para uma das salas de partos (existem 3)...todas equipadas...com a cama articulada que sobe o encosto e respectivas perneiras.
Confesso que me arrepiou um pouco...imaginar-me naquela sala fria a contorcer-me de dores (excepto se levar epidural...estou cada vez mais convencida que sim...!) de pernas abertas, a expôr as intimidades a pessoas estranhas (enfim...nesta altura vale tudo, só para ter a pequenita cá fora...). Entretanto, desde o início do trabalho de parto pode estar presente um acompanhante (marido, familiar, amigo). No entanto, quando se passa para a sala de partos o acompanhante só poderá assistir caso se trate de parto normal. Parece que não dão autorização para que se possa assistir às cesarianas...não explicaram o motivo. Quando o bebé nasce, colocam-no logo no peito da mãe, só depois cortam o cordão umbilical. De seguida limpam-no, fazem os exames necessários e vestem o bebé. O acompanhante poderá fotografá-lo depois de pedir autorização ao médico. Enquanto a mãe ainda permanece na sala de parto para os "retoques" finais, o bebé é lavado para o berçário caso seja necessário prestar-lhe mais algum cuidado (ex: ser colocado debeixo de uma fonte de calor).
De seguida a mãe passa para a sala de recobro onde permanecerá pelo menos 2 horas, sendo que poderá ter a companhia do acompanhante e do bebé, caso este não precise de nenhum cuidado extra. Parece que é permitido que o bebé mame logo na 1ª 1/2 hora de vida (ouvi dizer que é muito importante!). Passado esse tempo a mãe passa para o quarto normal e aí permanece com o acompanhante (se for o caso) e o bebé que assim ficará logo junto dos pais. O internamento em caso de parto normal é de 2 dias e em caso de cesariana é de 3 dias.
Em relação à segurança do bebé, é colocado no seu pé uma pulseira com chip que dá sinal de alarme mal o bebé se aproximar do elevador ou de qualquer outra saída. É ministrada a vacina da BCG e a 1ª dose da vacina contra a hepatite B. Se o bebé permanecer por mais de 2 dias também é feito o teste do pezinho.

2 comentários:

Eduarda disse...

Que bom que gostaste...eu visitei na semana passada o Hospital da Cruz Vermelha onde o R. vais nascer daqui a exactamente 14 dias (se não teimar em sair antes)!

No meu caso vai ser cesariana e por isso o processo é ligeiramente diferente.

è muito importante este 1º contacto com o local onde tudo se irá passar, e com as respectivas formalidades...deixa-nos mais tranquilas!


Bjs

Anónimo disse...

já não vinha cá há algum tempo...

realmente cada hospital tem a seu protocolo.. (e que diferente!!)..

de qqr forma, embora seja do norte, sempre ouvi falar bem do CUF descobertas...

desejo que tudo corra bem!!


PS: a vagina é engerix, contra a hepatite B.