Ambos!

Ambos!

segunda-feira, julho 30, 2007

Para onde vai tanto kilinho...?


Se calhar já tiveram a curiosidade de saber como se distribui o peso ganho pela mulher durante a gravidez.
Ao contrário do que podem pensar não se trata apenas do peso do bebé e da gordura acumulada pela mãe...
Ora, o peso divide-se assim em duas partes distintas: O peso do bebé, da placenta e do líquido amniótico e o peso ganho pela própria grávida para auxiliar a gravidez, o que inclui o peso do útero e dos seios e o aumento do volume sanguíneo e das reservas de gordura, juntamente com uma quantidade variável de retenção de água.
Se a mulher tiver uma estatura média, em princípio engordará cerca de 10 a 15 kg durante as 40 semanas de uma gravidez normal.
Partindo do exemplo de uma grávida que engorda 12,7 e um bebé que nasce com 3 kg, o peso será distribuído da seguinte forma:
Bebé - 3 kg
Placenta - 0,7 kg
Líquido amniótico - 1 kg
Sangue avolumado + líquido - 1,5 kg
Retenção de água - 2,5 kg
Seios - 0,5 kg
Útero - 1 kg
Gordura da mãe - 2,5 kg
Total = 12,7 Kg
Até à última consulta que ocorreu há duas semanas atrás eu tinha engordado 11,5 kg...passei de 46 kg para 57,5 kg.
O meu palpite é que pare aí nos 60 kg...a ver vamos...

1 comentário:

Carla disse...

Ui, não estás nada mal, porque já começaste magrinha. Na minha primeira gravidez, engordei 13 kgs ao todo, fiquei com 73, o peso com que comecei nesta gravidez! :-S
Até agora, vou com 7 kgs a mais. Vaomos ver quanto mais engordo até ao fim... Nunca foi questão que me preocupasse muito. Como tudo o que me apetece, quando me apetece. Depois recuperamos.
Beijocas!!