Ambos!

Ambos!

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Prioridade sim, mas com educação...

Há uns dias atrás fomos ao IKEA....pois, a abarrotar como sempre...
Andámos no meio da multidão, vimos o que pretendíamos e no final dirigimo-nos para uma das caixas de pagamento.
Pois bem, apesar de ainda não utilizar todos os privilégios de prioridade que são concedidos às grávidas como por exemplo o do estacionamento, porque entendo que ainda estou muito capaz de andar mais uns metros sem que a barriga me pese, ao contrário de outras grávidas cuja barriga já pesa mais e às quais pode dar jeito estcionar mais perto das entradas dos centros, etc...em relação às caixas de pagamento das lojas e supermercados já começo a utilizar as mesmas, até porque normalmente são prioritárias mas sem exclusividade.
E foi o que fizemos no IKEA....colocámo-nos na fila da caixa prioritária, que até era pequena (talvez quatro pessoas à nossa frente, e com poucas coisas).
Penso que à minha frente não estava nenhuma grávida nem pais com crianças de colo, mas nem por isso passei à frente das pessoas que lá estavam...porque como já disse a fila era pequena e a minha barriga permitia-me perfeitamente estar mais uns minutos de pé, à espera para pagar.
Mas....se a barriga já me pesasse...aí sim, teria passado à frente, mas, sem ter a atitude que dois casais tiveram e que passo a descrever...
O primeiro casal, com um carrinho de bebé e a sra. grávida de outro (com uma barriga já grandota) chegam lá, passam à frente de todos e chamaram a atenção da rapariga da caixa para o facto de ser a sua vez....sem perguntar portanto, às pessoas que estão na fila se estão grávidas.
Ora, apesar de em nenhum dos casos se notar uma barriga proeminente que indiciasse uma gravidez, podia existir na fila alguma grávida...como era o meu caso!
É um facto que a prioridade não distingue a fase da gravidez...pelo que...desde o primeiro dia que a mesma é concedida à mulher...
Logo, eu também teria prioridade, apesar de a barriga ser mais piquinina...
O segundo casal, com uma sra. grávida também com uma barriga já proeminente, colocaram-se na fila, mesmo atrás de mim e do A. E logo oiço a sra. a comentar com o marido num ar de desprezo..."Nesta fila deve estar tudo grávido!"
Eu ouvi e nem respondi o que me apetecia que era..."Por acaso eu estou...!" e para provar até lhe podia mostrar o meu boletim de grávida já que por estar de casaco não se notava a minha parca barriguinha....mas nada disse, porque não gosto de confusões...até porque nunca sabemos com quem é que nos metemos...
Nesta altura já só estavm duas pessoas à frente do casal...e com poucas compras, mas mesmo assim, e novamente sem perguntar às pessoas que estavam na fila se estavam grávidas e se se importavem que passassem à frente....simplesmente passaram....
Ora bem, o casal deve ter andado, pelo menos 1/2 hora a 1ª hora às voltas na loja e depois não podem esperar 5 minutos na fila de pagamento....mas enfim, mesmo que não pudessem esperar podiam faze-lo com respeito pelas restantes pessoas que se encontram na fila...
Quando chegou a nossa vez perguntámoa à sra. como é que funcionava aquela caixa, mostrando-me algo incomodadda com o comportamento dos referidos casais já que eu também estava grávida...ao que ela respondeu que era uma caixa com prioridade mas não exclusiva, sendo que ela não via nada...como quem...é o salve-se quem puder, quem tiver prioridade tem de se acusar...
Na minha profissão tenho a prerrogativa de poder ser atendida com prioridade em alguns serviços, mas entendo que esta deve ser utilizada com peso conta e medida, ou seja, com bom senso, e penso que a utilizei apenas numa ou duas ocasiões.
Ora, na gravidez também sigo o mesmo lema...vou utilizá-la quando entender que se justifica...mas acima de tudo....sempre com muita educação!

1 comentário:

Anónimo disse...

engravidaste o problema é teu não sei pq deves ter prioridade sobre os outros eu não sou o pai da criança logo nao tenho nada a ver tens meses para ficar em casa kem te manda ir no dia da confusao , respeita as pessoas que trabalham