Ambos!

Ambos!

quarta-feira, janeiro 08, 2014

Ela e o Português...

tiveram um início de ano algo turbulento, mas parece que, aos poucos, começam a fazer as pazes...
Quando falo de Português falo na disciplina de Português que ela tem na escola...
O ano começou com algum entusiasmo já que ela chegava a casa e vinha logo fazer os trabalhos.
Como aconteceu com quase todos os coleguinhas, a distracção ao início foi grande, principalmente por ter ficado ao lado da sua grande amiga que já a acompanha desde o jardim de infância. 
Foram separadas, claro. 
Aliás, o professor mudou todos os alunos das suas secretárias, mais do que uma vez, e até mudou a disposição das mesmas.

A dificuldade dela não residiu na identificação e escrita das letras, mas sim quando chegou à parte dos ditongos, das sílabas e depois na construção da palavra e das frases e na realização dos ditados. Resumindo, não conseguia ler as palavras nem escrever as palavras que ouvia...    

E assim, teve insuficiente no teste que realizou no final do período...
Nas restantes disciplinas não revelou qualquer dificuldade, tendo tido Bom + a matemática e Muito Bom a estudo do meio.

Antes do teste já tínhamos falado com o professor que nos pôs a par destas dificuldades e aconselhou a trabalhar um pouco mais com ela. Não dramatizou e disse que era normal que ao início, alguns alunos tivessem mais dificuldades do que outros. 
Também referiu a pouca participação dela na aula, mesmo às perguntas que este lhe fazia directamente. Neste assunto nada de novo...a timidez acompanha-a desde sempre e foi mencionada pelos professores desde o jardim de infância. Mas se até então não a prejudicava, a partir de agora era mesmo importante que ela participasse e demonstrasse os seus conhecimentos. 
Conversámos com ela e a partir daí o feed back do professor começou a mudar...já começava a participar...

Outro problema dela: A concentração...
Ela desconcentra-se muito em casa, enquanto faz os trabalhos...e calculo que na escola também aconteça...

Depois dos testes falámos novamente com o professor que aconselhou a aproveitar as férias de Natal para praticar um pouco mais...
Durante as férias, o A. tentou trabalhar com ela, mas sem grande sucesso. Quando estava com ele, começava a escrever algumas palavras mas depois acabava por se dispersar em pinturas e brincadeiras. A chegada do cão também não ajudou...

Depois entrei eu em acção e acompanhei-a na realização dos trabalhos que o professor tinha mandado para as férias....e correu bem. Durante esse tempo ela esteve concentrada e tirando um ou outro engano, conseguiu ler algumas palavras, escreve-las e até construir frases.

Hoje tive a prova que a prestação dela no Português melhorou bastante, e fiquei muito contente...
De manhã o professor deu a notícia que ela teve Bom + numa ficha que fizeram na segunda feira...

Sem comentários: