Ambos!

Ambos!

segunda-feira, março 22, 2010

Bendita cama-puf...

Consegui, consegui, consegui......
Consegui, com alguma arte e engenho, fazer a Pançudita adorar a sua velha cama de grades e po-la a dormir lá a noite toda...!!!
E vocês perguntam...como é que conseguiste esse milagre?
Bem, já cheguei à conclusão que em certos assuntos não vale a pena obrigar a Pançudita...temos de falar e explicar, porque ela já percebe tudo muito bem, e arranjar uma motivação qualquer que a convença...
Por exemplo, ela adora ouvir que já é uma crescida...
Quando faz qualquer coisa bem (por ex., xixi na sanita) ou para que ela faça qualquer coisa que nós queremos, dizemos que ela já é uma crescida...e ela fica radiante.
Ultimamente, o fazer cara feia e dizer que já não há mais bricadeira e vai já para a cama, também tem funcionado...
Por exemplo, ontem ao jantar (filetes de peixe galo salteados na frigideira com batatas no forno), disse que não queria comer o peixe. Eu ainda disse que não era peixe, mas sim, carne branca, mas ela não "engoliu". De seguida ameacei com a frase mágica do "ir para a cama", e ela pegou logo num pedaço de peixe...e acabou por comer tudo!
Em relação à cama:
No sábado, ela pegou num livro sobre o bebés (1 aos 3 anos) que eu tinha na minha mesa de cabeceira, e começou a folhear. Tive, então, a ideia de ler uma página e começar a inventar: "A Beatriz tem de dormir na caminha dela, porque ela já é uma crescida e porque bla, bla, bla..."
No final disse-lhe que ia "arranjar" a cama dela, e ela levantou-se a correr e disse que ia ajudar...
Acabou por deitar-se na cama, contei-lhe duas ou três histórias (estava difícil adormecer...), bebeu leite e finalmente adormeceu...
Naquela noite dormiu até às 5 da manhã, acordou a choramingar e acabei por passá-la para a nossa cama...para primeiro dia não correu mal!
No segundo sia tive uma ideia ainda mais genial...(modéstia à parte)...
Tirei a grade que sobe e desce para ela não se sentir enclausurada e poder subir e descer da cama, mas tinha de arranjar uma protecção lateral para ela de noite não cair da cama...
Foi, então, que surgiu a ideia de colocar ao lado da cama o puf que ela tem no quarto...
Pensei, se ela cair, cai no puf...
Começei logo a chamar à cama, cama-puf, e ela adorou o conceito!
O A. disse que ia dormir lá e ela disse logo que não, ela é que dormia...
O A perguntou-lhe: "onde é que dorme a Bia"
E ela respondeu: "Na cama da Bia!"
E de seguida perguntou: "E onde é que dorme o papá?"
"Na cama dos papás!"
No final da 2ª noite, foi para a cama, toda satisfeita, porque pode entrar e sair da cama sozinha, e mais, a sua cama tem um puf!
Ah, e adormecer a pançudita refastelada no belo do puf é super confortável!
Bem, se calhar ainda tenho de patentear esta minha invenção!
Nesta segunda noite a minha invenção teve de ser retocada já que o puf não evitou que a pançudita descaísse e ficasse presa (mas aconchegada) entre o puf e a cama...quase, quase no chão...
Prendi, então, um dos rebordos do puf por baixo do colchão...e ela dormiu "sugadita", até de manhã!
Bem, e hoje vamos para o 3º dia de cama-puf...

Sem comentários: