Ambos!

Ambos!

sexta-feira, novembro 20, 2009

Da história do "Mau"...

contada aos mais pequeninos...
Correu muito bem, e fomos muito elogiados pela educadora!
Para nos guiarmos acabámos por escolher um livro do A. que já tem cerca de 30 anos e que conta lindamente a história do Lobo Mau e dos 3 porquinhos.
Como sempre, deixámos tudo para a última e só tivemos oportunidade de ensaiar a história, contada a duas vozes, ontem à noite.
E hoje, lá nos sentámos nas cadeirinhas de criança, com a pançudita no meio de nós, a contar a história para uma plateia muito atenta de crianças sentadinhas no chão.
Muito atentas, mas com as normais desatenções pelo meio...
Eu fiz a voz dos porquinhos e dos restantes animais da floresta com quem eles se foram cruzando, e o A. fez de Lobo Mau.
Pelo meio fomos cantando: "Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau...!, e eles iam acompanhando alegremente...
A Bia lá ia interrompendo uma vez ou outra, ou porque repetia uma palavra que dizíamos, como por exemplo, quando o lobo mau chamou tolos aos porquinhos, e ela repetiu: "tolos!", ou quando apontava para o livro a perguntar: "o que é ito?".
Resumindo e concluindo, foi muito divertido, eu adorei a experiência, que dorava poder repetir...e acho que a Beatriz também gostou de ter os pais na escola a contar uma história...
Antes de sair ainda acabei com uma Moral da história, que foi:
Não devemos ser preguiçosos naquilo que fazemos, porque a preguiça não compensa.
Os porquinhos que foram preguiçosos e fizeram as suas casinhas de palha e canas, ficaram sem elas, enquanto o porquinho que foi trabalhador e construiu uma casinha de tijolo e cimento, teve a recompensa e não só ficou com a casa intacta, como conseguiu afastar o lobo mau quando ele caiu no caldeirão de água a ferver.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que giro, de facto deve ter sido uma experiência muito engraçada, adoro ver os miúdos concentrados, a ouvir a história, as expressões faciais que eles fazem, vivem mesmo o que narramos!
Beijinhos e bom fim-de-semana para vocês, Sofia,Pedro e Joana

Mãe das Marias disse...

Nem me fales nessa história... A tiz ouviu-a na escola o mês passado e adora cantar a música. Mas de há 3 dias para cá à noite qd já está na cama, lembra-se de dizer que tem medo do lobo mau :/
Precisamente qd soubemos que outra menina da sala anda com terrores nocturnos tb associados ao dito lobo.
A educadora achou melhor levar o lobo à sala para os meninos fazerem festinhas...
Oxalá a vossa assitência não seja tão sensível ;)