Ambos!

Ambos!

segunda-feira, março 17, 2008

6 meses e 2 semanas...

foi o tempo durante o qual amamentei a pançudita...
Finito...com muita pena minha...acabou-se o leite!
Fico triste...já que tinha decidido amamentá-la até ela completar um ano, mas a natureza assim não o quis.
A diminuição de leite já vinha a ser gradual desde há umas semanas atrás. Fui deixando de o tirar com a bomba, porque muito sinceramente, além de já estar farta de o fazer, a disponibilidade também já não era tanta. Entretanto, a pequenita foi-se habituando ao biberão, e muitas vezes, principalmente à noite, já tinha preguiça de mamar e eu tinha de lhe dar do outro leite.
A partir dos 6 meses, como passei a dar-lhe duas refeições de sopa, já só lhe dava de mamar, de manhã, à tarde quando chegava a tempo, e à noite. No entanto, algumas vezes o leite que ela mamava já não era suficiente e tinha de lhe dar meio biberão de suplemento.
No sábado ainda lhe dei de mamar de manhã, mas notei que já não foi muito...
À noite ainda tentei, mas notei que o peito estava muito vazio...ela tentou mamar e notei que não saiu nada. E hoje o peito voltou a não encher e eu deixei de sentir um pequeno formigueiro que normalmente sentia, certamente, quando o leite se estava a formar.
Foi um processo natural...ela foi mamando menos, o que fez com que se produzisse menos leite. Isto aliado a outros eventuais factores fez com que a produção terminasse de vez.
De qualquer forma, fico muito satisfeita por ter conseguido amamentar a minha filha durante tanto tempo. Foi algo que eu sempre disse que faria se tivesse essa possibilidade, e consegui!
Foi, sem dúvida, a experiência mais gratificante de toda a minha vida!
Amamentar um filho...alimentá-lo de algo que se produz dentro de nós é simplesmente maravilhoso...dá uma sensação inexplicável...!
Acima de tudo, sinto que lhe dei algo de muito importante...dei-lhe o alimento mais completo que ela poderia ter nesta idade...dei-lhe defesas...dei-lhe muito amor e muito carinho!
Passámos muitas e muitas horas agarradinhas...
Não vou dizer que tudo foram rosas...porque não foram...
Para amamentar em exclusivo (sem uma gota de suplemento...) um bebé até aos 4 meses é necessário muita disponibilidade física e mental. É necessário estar disponível 24 horas por dia...e ter paciência...muita paciência! Eu felizmente tive isso tudo...
Confesso que passei por fases difíceis...principalmente à noite...e cheguei a soltar umas lágrimas de desespero. Olho para trás e vejo que foi tudo fruto da minha inexperiência...com o próximo já será diferente!
Mas faria tudo de novo...
Às pré-mamãs que me lêem, dêem de mamar aos vossos filhos, não desistam à primeira dificuldade...não há nada que possam dar de melhor aos vossos filhos...nem roupa nem brinquedos...mas o vosso leite!
Já ando há algum tempo para falar sobre a minha experiência de amamentação...num próximo post falarei com mais pormenor!

7 comentários:

Sarita disse...

Percebo cada palavra que escreveste, também comigo foi o mesmo...Aos 5 meses e uma semana foi-se...

claudia disse...

Eu bem quis amamentar mas o T.não colaborou .Não pegou no peito (por mto que eu tentasse) e ao fim de 1 mês de bomba o leite foi-se.
Parabêns pela conquista feita.
Um beijo p/ti.

Carla disse...

Concordo a 100%! Eu dei de mamar em exclusivo (também sem uma gota de suplemento) às minhas duas filhas até aos 4 meses e pouco. Ao início custa - custou-me da 2ª vez, também, embora já antecipasse os problemas e os tratasse logo, o que fez com que, desta vez, não me encaroçasse o peito e não passasse pelas dores horríveis de ter de o massajar para desfazer os caroços. Mas é uma sensação muito boa saber que os nossos bebés estão a crescer devido a nós, que dependem apenas de nós para se alimentarem.

Beth disse...

Acho que deve ser mesmo um momento difícil. Na maioria das vezes, a gente passa por muitas dificuldades até que a amamentação flua naturalmente, e "de uma hora para outra", o leite começa a secar, e aí, fim.

Parece que minha história de amamentação também está indo por esse caminho. A semana passada foi muito difícil, mas agora já consegui aceitar que uma hora eu vou ter que parar de amamentar a Beatriz, e que talvez isso não dependa de mim.

Fico feliz ao ver que várias mamães conseguem parar de amamentar com o coração tranqüilo, isso me dá muita força.

Um grande beijo

Mãe das Marias disse...

Acho que por aqui estou a ir pelo mesmo caminho...
Nem que tivesse sido só uma vez, já teria sido o melhor presente que lhe podias ter dado.

Beijos solidários!

Anónimo disse...

Patrícia e Madalena

A Pimpolha ainda o mama... só que encho um biberão e dou-lhe todo junto! Fazer metade peito e metade leite de fórmula nunca me pareceu bem... ou um ou o outro.

Mas concordo contigo, eu que sou mãe de primeira maré como tu! Para dar de mamar é preciso muita paciência e persistência. Nunca desistir e ouvir-mos sempre o nosso intuito de mães, que o temos e deve ser ouvido, sempre em primeiro lugar!!!
Parabéns a todas as mamãs!

SCAS disse...

nós vamos quase a chegar aos 6 meses e a Ana continua com mama em exclusivo. Só depois dos 6 meses vamos começar com (outros) alimentos. Tb não quero ir à bomba... quando ela não quiser mais ou o leite não chegar, acaba a mama. Afinal terão sido mais de 6 meses de maminha da mãe...
Beijinhos