Ambos!

Ambos!

terça-feira, maio 01, 2007

Mais uma grande reportagem sobre gravidez...

Parece que está na moda falar sobre gravidez e parto...desta vez na tvi...
Mas ainda bem que assim é...as grávidas e futuras mamãs agradecem a informação prestada.
1º foi o tema da infertilidade, depois dos prematuros e agora o do parto.
Se por um lado somos brindadas com imagens únicas e mágicas e informação útil, por outro lado também vem baralhar um pouco as nossas ideias...as minhas pelo menos...
Uma coisa é certa...se possível vou ter a minha filha de parto natural...cesariana só em último caso! Já em relação à epidural e técnicas afins levadas a cabo para obviar à dor de parto....
Porque não? É louvável que algumas mulheres não queiram recorrer a ela, dizem que a dor é suportável, que é normal que a mulher a sinta, etc, etc...
Já ouvi relatos horrorosos, de horas e horas de sofrimento e outros de partos rápidos e maravilhosos!
Bem sei que antigamente não havia anestesias...e a mulher não morria...mas se a evolução da medicina nos brinda com estas tecnologias...o medo do desconhecido faz-nos aderir a elas...
Quando faço tratamentos no dentista também levo anestesia...e apesar de antigamente não se recorrer às mesmas, não é por isso que eu não vou recorrer...
É claro que também há riscos como em qualquer intervenção médica...
Há tanta informação a processar...e tantas opções a ter em conta....o local do parto, a posição, a respiração....etc,etc,etc...
Mas eu sei lá qual é a melhor posição para ter um filho...eu nunca tive nenhum...deitada numa maca, sentada numa bola, de cócoras...venha o diabo e escolha...
Talvez com o 2º filho surjam as respostas...

5 comentários:

Sónia e MI disse...

:))
Não vi a reportagem com muita pena minha.
Posso dizer-te que não levei epidural e sofri "comó caraças". Também pensei dessa forma durante o tempo que estive em trabalho de parto "se as minhas avós, se a minha mãe , nenhuma delas levou epidural e aguentaram pq n aguentarei eu?!" e disse-o a uma enfermeira que me ia perguntando de tempos em tempos como é que estava a aguentar a dôr. Não me esqueço do que ela me disse, pq é bem verdade.

De facto as nossas avós não levaram epidural, mas nesses tempos a mulher era exposta a determinados factores externos que permitiam e facilitavam a dilatação, hoje em dia levamos uma vida mais sedentária, comemos outras coisas, e nem sempre o corpo responde ao chamamento da natureza , nas melhores condições. Foi o que me aconteceu, estive da manhã de dia 13 às 21 hrs de dia 14 com a mesma dilatação e sem evolução nenhuma, sofri porque a cesariana é sempre o último recursso, mas acredita que se tiver outro filho não me importarei nada de o ter da mesma forma. Recuperei rápido e por uma amizade que fiz com outra mãe na maternidade, mas que teve parto normal, a epistomia tb lhe deu desconforto , tb coxeamos as duas ;)) O importante é a segurança do bébé e da mãe.
Desculpa o testamento.

beijinhos.

Anónimo disse...

ola bom dia :)
tive a daniela dia 17/03/07 mas fiki internada dia 16 por causa que ja tinha 41semanas e 4 dias, a minha placeta ja nao tava grnde coisa e as aguas tb ja não eram mtas. Fui indusida as 7h da tarde so as 5h da manha e k fui poh bloco de partos, a daniela so nasceu as 12h25h a forceps e levei epidural e digo k foi a melhor coisa que aconteceu foi levar a epidural, pk apartir desse momento as dores paxaram e deixei de empurrar a pekenina cada vez k tinha contraçoes, no meu caso foi bom pk a daniela entrou 2vezes em paragem cardiaca pk kdo a empurrava pa sair ela ficava sem likido e deixava de respirar. Kuando tiver o meu proximo filho decerteza k vou pedir para levar epidural!!! boa sorte para ti :D beijos :)

Inês de Castro disse...

Olá,

Também eu fiz cesariana, mas não queria. Queria parto normal mas com epidural. Entrei as 8 da manha e as 11 da noite fui para o bloco.A minha menina nasceu as 00:02.Custou-me muito todo o processo, em parte pelas dores (porque, pelo menos a mim, doeram-me muito as contracções) e por outro lado porque nunca mais via aquilo avançar e estava cheia de medo pela minha princezinha. A epidural é myuito boa: continuamos a sentir mas não temos dor!Aconselho vivamente.
Beijinhos,
Inês

Carla disse...

Eu estou grávida pela 2ª vez mas não tenho respostas. Depois de 19h sem dilatação, fizeram-me uma cesariana com anestesia geral. Claro que as imagens que vemos nos impressionam. E acho que, às vezes, demasiada informação confunde-nos. Não há-de ser nada, vais ver!

Anónimo disse...

Não te preocupes demasiado... eu tinha pavor só de pensar no parto, mas no dia, na hora não pensei em nada... também eu pensava em dispensar a epidural mas na hora H, quando estava cheia de dores de rins (sim, atacou-me os rins de uma maneira!), não pensei duas vezes.

O meu parto foi induzido. Estava apenas com 37 semanas mas rompeu a bolsa, então fui para o hospital de véspera e no dia seguinte deram-me comprimidos para induzir o parto (isto de manhã cedo), à hora do almoço comecei com contrações (coisa que até então ainda não tinha tido) e às 18h fui para o bloco de partos. Às 19h deram-me a epidural (que alívio) e às 20h36 nasceu o Afonso :)))) Foi parto normal e super rápido :)

Por isso, não te preocupes! cada caso é um caso e quanto mais ouves pior... é bom saber de outras experiências mas tu nunca vais saber qual delas será semelhante à que vais passar... uma coisa é certa, há-de correr muito bem e há-de ser rápido como o meu :) Força e coragem, não custa nada ;)