Pois é...parece que não são só as grávidas que devem exercitar o períneo...!
Um dos exercícios que aprendemos nas aulas de pp visa a preparação do períneo para o parto. O períneo é a parte anatómica que inclui os músculos e a pele situados no espaço que está entre o ânus e a vagina. Ora, durante o parto, e devido ao esforço a que esta parte do corpo está sujeita, é frequente ocorrerem rasgões (caso não seja efectuado um corte - episiotomia). Diversos estudos têm vindo a demonstrar que o exercício e massagem do períneo nas últimas semanas de gravidez podem reduzir as lacerações durante o parto.
A nossa fisioterapeuta ensinou-nos, então, a exercitar o dito períneo...e fê-lo de uma forma digamos....original...imaginem uma sala com meia dúzia de grávidas e alguns dos respectivos maridos...também eles com ordem para realizar o exercício....e agora...parafraseando a Dra., imaginem que têm uma ervilhinha no ânus (vá lá...apenas uma ervilhinha...) e agora puxem-na para cima...puxeeem...até ao 1º andar, 2º, 3º, 4º, 5º...e agora agueeeentem....e finalmente soooooltem....(cena linda de ver...)
E pronto, agora é repetir várias vezes ao dia...
Para os pais não terá grande utilidade, a não ser que seja com o intuito de acompanhar e incentivar as mulheres, mas para as avós, para essas sim, poderá ser de extrema utilidade, já que segundo ela, as duas alturas em que o períneo pode dar problemas são a gravidez e a menopausa (por ex. problemas de incontinência).
Sendo assim vóvós, toca a fazer subir a ervilhinha....!!!
Ou ambos? Eis a questão...!Dedicamos este espaço ao nosso maior sonho...ser pais...o que esperamos esteja para muito breve...e partilharemos esta alegria, a sua evolução e as inerentes dúvidas e incertezas com família e amigos. Já está desactualizado, eu sei! Já fomos pais pela 1ª vez há 6 anos, e depois há 2...e o título começou por ser "Bia ou Martim?" e depois passou a ser "Bia e Martim?" Não é que vieram mesmo os dois? Impossível apagar estas primeiras palavras de Amor...
Ambos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário