Ambos!

Ambos!

quinta-feira, janeiro 24, 2008

E hoje, pela 1ª vez em quase 5 meses...

Liguei à pediatra da "dentucinha"...
Não, nada de grave...foi só para tirar umas dúvidas sobre a alimentação dela.
Tenho por princípio só ligar à médica em último caso, como último recurso.
Neste caso, no entanto, por se tratar de um assunto que varia de bebé para bebé, tive mesmo de lhe ligar.
Acho que nestes 1ºs meses as consultas deviam ser mensais. Em dois meses podem surgir inúmeras dúvidas e situações que requerem a opinião do pediatra.
A 1ª dúvida prendia-se com o nº de refeições sólidas. Na última consulta, a Dra. tinha aconselhado a substituir uma refeição de leite por uma papa. Assim que ela estivesse habituada à colher, passaria, então, a comer uma sopinha. E foi isso que fiz. No entanto, no panfleto que me deu do hospital, dizia para aos 4 meses e meio dar uma refeição de papa e outra de sopa. Também já tinha tido conhecimento de outro bebé da idade da Bia que já come essas duas refeições. Conclusão, segundo a Dra., como ela ainda está a mamar, uma refeição sólida (sopa) por dia é suficiente. Só aos 6 meses será introduzida outra.
A 2ª dúvida passava pela quantidade de sopa que lhe devo dar. Comecei com 150 ml (idêntico à papa), e agora cerca de 160, 170 ml. Ontem, quando a sopa acabou ficou a choramingar...e não havia mais. Segundo a médica devo dar até ela ficar saciada. No entanto, optei por dar a mesma quantidade e acrescentar a fruta no fim da sopa.
Perguntei ainda que leite devia dar caso fosse necessário. Noto que estou a ficar com menos leite. No início do mês tirava entre 160 e 220 ml e nos últimos dias tenho tirado entre 140 e 180ml. Segundo ela os leites são todos idênticos...desde que seja o 1...falou no aptamil 1e em mais uma ou duas marcas.
É engraçado que esta médica, ao contrário do que é habitual, não gosta de apontar marcas. Tal como não queria aconselhar nenhum leite em especial, quando lhe perguntei que cremes a pequenita devia usar, ela apenas aconselhou algum que tivesse aveia. Para nós é complicado porque existem inúmeras marcas, e temos de optar por uma delas. No entanto, noutras situações não se furtou a apontar uma marca específica, talvez porque nestes casos a marca fizesse a diferença...

3 comentários:

claudia disse...

Só posso falar do meu pequenino como exemplo .Como Ele é mto gordinho só começou a comer papas aos 5 meses ao almoço,depois antes dos 6 meses começou com a sopa ao almoço e jantar e fruta á tarde,o resto é tudo leite.Agora já nem lhe dou papas pq engordam mto.

Espero ter sido útil ,um beijo pra vcs.

Anónimo disse...

Olá
o Martim, o meu pequenito (agora com seis meses), começou com a papa aos 4 meses até se habituar a comer com colher, dp passou para a sopa de legumes e puré de fruta (ao almoço), gradualmente passei a dar a mesma refeição também ao jantar.
Manhã - Leite
Almoço - Sopa de Legumes e fruta
Lanche - Leite
Jantar - Sopa de Legumes
Noite - Leite
Os legumes foram introduzidos um por semana para prevenir o risco de alergia.
Agora com seis meses, introduzi a sopa com carne (magras), Informaram-me no centro de saúde que posso começar a dar iogurte (1º iogurte com bolacha Maria).

Mas o pediatra disse-me que existem mais de mil maneiras diferentes de o bebé se ir adaptando a esta nova fase de diversidade alimentar.

Mãe das Marias disse...

A Tiz come sopa e fruta ao almoço e papa ao lanche, todas as outras refeições são leite. Ela começou com a papa ao almoço que depois passou para o lanche para dar lugar à sopa... Em relação à qtd de sopa não costumo medir, mas uma vez como levei no termo vi que tinha 500 ml e ela come na maioria das vezes quase tudo, mas a papa nunca come os 150 ml todos.
Em relação ao lete artificial ela bebe o aptamil 1 confort, que ajuda o intestino a trabalhar.
Quando ela começou com os "sólidos" também notei que fiquei com menos leite :( enfim isto não pode durar a vida toda...

Beijocas